Planejamento da Obra


Para acessar:
1. Execute o Módulo Obras;
2. Clique no menu Obras;
3. Clique no sub-menu Planejamento da Obra;

ou

1. Execute o Módulo Obras;
2. Clique no ícone , na barra de ferramentas;

Propriedades Gerais



A imagem acima mostra a tela de Planejamento da Obra. Observe os pontos destacados e acompanhe suas definições:

1 - Utilizados para seleção da Empresa/Obra, Produtos e os Meses a serem mostrados;
2 - Opções para controlar o nível operacional da tela: 3 - Mostra visões disponíveis conforme o nível operacional:
Observação:
- Algumas dessas opções não estão disponíveis no momento.
- Outras visões irão surgir conforme as necessidades.

4 - Comando para acessar menu:

Opções para:
  • Gerar SI: Gerar as Si's da obra;
  • Gravar Planejamento: Gravar dados do planejamento;
  • Gestão PL: Gravar gestão do planejamento;
  • Adicionar Item: Adicionar item ao planejamento da obra (Para serviços diretos e indiretos);
  • Adicionar Serviço: Adicionar serviço para um item do planejamento da obra;
  • Adicionar Estrutura: Adicionar estrutura para um serviço do planejamento da obra;
  • Adicionar Insumo: Adicionar insumo para um serviço do planejamento da obra;
  • Ver Serviço: Mostrar dados da composição e parâmetros do SGQ;
  • Ver Insumo: Mostrar dados do insumo e parâmetros do SGQ;
  • Gerar VP: Visualizar tela Planejamento de Vendas;
  • Acomp. Vp: Visualizar tela Acompanhamento de Vendas Planejadas;
  • FVS: Preencher uma Ficha de Verificação de Serviço (Para acompanhamento de serviço/estrutura)
  • Imprimir Gantt: Imprimir o gráfico de Gantt de uma determinada obra;
  • Reajustar Preço: Visualizar tela Reajustar Preço
  • Importar Planejamento: Visualizar tela de Importação

Montando planejamento

Adicionar produto ao planejamento

1 - Selecionar obra a ser planejada;
2 - Abrir a tela de Produtos Gerais;
3 - Na tela do planejamento, clicar no botão Produto para abrir tela "Produtos da Obra";
4 - Organize a tela lado a lado  ;
5 - Selecione o produto na tela de Produtos Gerais, faça um Drag and Drop (arrastar e soltar) para tela "Produtos da Obra";



6 - Parametrizar o produto;



Cliente:

Tipo de Produto:

Tipo de Controle:


Definir produto a ser planejado:

1 - Selecione Obra;
2 - Selecione o(s) produto(s);*
Obs.: Ao selecionar mais de uma obra a opção de seleção dos produtos será desabilitada. Passando a considerar todos os produtos das obras.
3 - Selecione o(s) mês(meses) a ser(em) planejado(s);


*Segue abaixo a tela de seleção dos produtos com suas 3 funcionalidades (Atualizar, Selecionar e Itemizar) e respectivas descrições:



1 - Atualizar: Atualiza a descrição do produto ora inserido no planejamento de acordo com o que está descrito em "produtos gerais";
2 - Selecionar: Seleciona os produtos aos quais deseja visualizar o planejamento;
3 - Itemizar: Abre a tela de cadastro de itens, onde pode ser inserido item para produtos.

Produção

Para o planejamento de produção temos as seguintes visões detalhadas abaixo:

Composições Planejadas

Esta visão permite manipular todos os serviços e insumos do planejamento (Principal visão do ambiente de produção). Todo o planejamento de produção para uma determinada obra é realizado nesta visão, acompanhe os passos:

1. Após selecionar a obra, o produto e o mês, devemos montar a itemização. Para itemizarmos os serviços do planejamento, basta clicar na opção, indicado na figura abaixo e selecionar o menu Adicionar Item. Será aberta a tela de cadastro de itens, onde pode ser inserido item para serviços diretos ou indiretos, isso conforme a seleção do produto;





6. Feita a itemização, abra a tela de Composições Gerais e coloque-a lado a lado  com a de Planejamento. Selecione as composições que deseja adicionar ao planejamento e as arraste até o item desejado no planejamento




Obs.: Se preferir clique na opção indicada na figura abaixo e selecione a opção Adicionar Serviço que será aberto uma lista com as composições gerais existentes para serem escolhidos as que irão pertencer ao item do planejamento selecionado.


Observe na imagem abaixo que ao adicionar os serviços ao item já apareceram os insumos dos serviços, isso quando a opção <Visualizar Insumos> estiver marcada. Quando a opção <Visualizar Insumos> não estiver marcada, apenas os serviços serão visualizados, ou seja, é apresentada uma visão resumida das composições planejadas, podendo ser trabalhado apenas o serviços.
A opção <Mostrar todos os Insumos das Composições> mostra os insumos que compõem as composições independente se tem quantidade distribuída no período selecionado, no entanto, ela só é valida quando a opção <Visualizar Insumos> estiver marcada.
A opção <Mostrar Serviço com Qtde Zero> mostra todos os serviços que possuem quantidade de valor zero no período selecionado.
As opções <Qtde>, <Preço> e <Total> permite mostrar ou não as colunas Qtde, Preço e Total respectivamente por período.
As opções <Preço Saldo> e <Preço Realizado> permite mostrar ou não as colunas Preço Saldo e Preço Realizado respectivamente por período.
As opções <Valor Total Item> e <Valor Unit Item> mostram o somatório total do item (Qtde. x Preço) de todos os serviços do item na coluna "Total" do mês, e o somatório do valor unitário de todos os serviços do item na coluna "Preço" do mês, respectivamente.
As opções <Mostrar custo total> e <Mostrar custo período> mostram o custo total da obra e o custo total do período para os itens, serviços e insumos. Ao realizar qualquer alteração em quantidade ou preço dos serviços ou insumos, as colunas serão atualizadas.
A opção <Mostrar custo anterior> somente poderá ser marcada caso alguma das opções <Mostrar custo total> ou <Mostrar custo período> estiverem marcadas. A finalidade é mostrar uma coluna estática com os valores do planejamento no momento em que a tela de planejamento for carregada. Mesmo que haja alterações no planejamento, as colunas de Total Anterior GeralTotal Anterior Período não serão alteradas. Ao selecionar essa opção, uma coluna chamada Saldo Custo automaticamente será mostrada. O valor dessa coluna será a diferença entre as colunas Total Atual PeríodoTotal Anterior Período.
Observação importante:
A opção Mostrar custo anterior terão as colunas de Total Anterior Geral e Total Anterior Período recarregadas nas seguintes situações:
- Ao marcar novas opções na visão de Comp Planej;
- Ao selecionar novos períodos (meses);
- Ao adicionar/excluir itens, serviços ou insumos do planejamento;
- Ao efetuar alguma alteração na tela de manutenção de serviços;
A opção <Valor Compr.\Ajuste> irá mostrar as colunas para com os valores referentes ao valor comprometido e ajuste.
A opção <Total Geral Compr.\Ajuste> irá mostrar a totalização dos valores para o planejamento da obra.
A opção <Total Compr.\Ajuste Período> irá mostrar a totalização dos valores para o período selecionado.
A opção <Total Compr.\Ajuste Anterior> irá mostrar a totalização dos valores de <Total Geral Compr.\Ajuste> e <Total Compr.\Ajuste Período>. A finalidade é mostrar uma coluna estática com os valores do planejamento no momento em que a tela de planejamento for carregada. Mesmo que haja alterações no planejamento estes valores irão permanecer sem alterações, para que o usuário possa validar a diferença entre os valores
A opção <Estorno Custo> irá mostrar os valores que foram estornados de meses anteriores, exemplo se fo excluido algum processo/parcela em um mês anterior e o mês estava fechado, será mostrado neste campo o valor somatório de todos os processos excluídos ou que tiveram seus valores alterados. É necessário marcar a opção 'controlar estorno do planejamento' no cadastro da obra.





No grid de composições planejadas:
A linha cuja fonte da letra é "Azul" refere-se ao ITEM;
A linha cuja fonte da letra é "Vermelha" refere-se ao SERVIÇO;
A linha cuja fonte da letra é "Preta" refere-se ao INSUMO do serviço;





Na imagem acima destacamos as colunas "Anexos", "Qt. Total", "Saldo Total", "Total Atual Geral", "Total Atual Período", "Total Anterior Geral", "Total Anterior Período", "Saldo Custo", "Qtde.", "Preço", "Total", "Preço Saldo" e "Preço Realizado".
A coluna "Anexos" permite vincular anexos aos Serviços Planejados, para isto basta selecionar o Serviço desejado e clicar no ícone Anexos  na Barra de Ferramentas. As imagens da coluna Anexos do grid somente serão exibidas quando os dados do grid forem carregados novamente, não exibindo-as ao atualizar o grid.
Na coluna "Qt. Total", temos a quantidade total planejada para o serviço e a quantidade total planejada do insumo. A quantidade total do serviço pode ser alterada, já a quantidade total do insumo não pode ser alterada, pois é um valor calculado.
Na coluna "Saldo Total", temos o saldo que ainda falta a ser planejado para o serviço. Os insumos não possuem saldo, pois a quantidade total é justamente a quantidade planejada para o insumo.
Na coluna "Total Atual Geral" temos o custo dos itens, serviços e insumos para o período total da obra.
Na coluna "Total Atual Período" temos o custo dos itens, serviços e insumos para o período selecionado.
Na coluna "Total Anterior Geral" temos o custo dos itens, serviços e insumos para o período total da obra no momento em que a tela foi carregada.
Na coluna "Total Anterior Período" temos o custo dos itens, serviços e insumos para o período selecionado no momento em que a tela foi carregada.
Na coluna "Total Geral Compr. Anterior" irá mostrar o total geral referente ao valor comprometido no momento em que a tela é carregada.
Na coluna "Total Geral Ajuste Anterior" irá mostrar o total geral referente ao valor de ajuste no momento em que a tela é carregada.
Na coluna "Total Geral Comprometido" irá mostrar o total geral referente ao valor comprometido para todo período do planejamento.
Na coluna "Total Geral Ajuste" irá mostrar o total geral referente ao valor de ajuste para todo período do planejamento.
Na coluna "Total Atual Compr. Período Anterior" irá mostrar o total do período selecionado no momento em que a tela for carregada e não sofrerá alterações até que a tela seja carregada novamente.
Na coluna "Total Atual Ajuste Período Anterior" irá mostrar o total do período selecionado no momento em que a tela for carregada e não sofrerá alterações até que a tela seja carregada novamente.
Na coluna "Total Atual Compr. Período" irá mostrar o total do período selecionado.
Na coluna "Total Atual Ajuste Período" irá mostrar o total do período selecionado.
Na coluna "Saldo Custo" temos o valor da diferença entre as colunas Total Atual PeríodoTotal Anterior Período ou Total Atual GeralTotal Anterior Geral.
Na coluna "Qtde.", temos a quantidade do serviço e a quantidade (Equivalente ao coeficiente da tela antiga) do insumo no mês. Tanto a quantidade do serviço quanto a (Coeficiente) do insumo, podem ser alteradas.
Na coluna "Preço", temos o custo unitário do serviço e o preço unitário do insumo. O custo unitário do serviço é calculado e não pode ser alterado, já preço do insumo pode ser alterado.
Na coluna "Comprometido", temos o valor comprometido para aquele mês que será informado manualmente pelo usuário para que ele possa ter um controle do custo real da obra, isso geralmente irá ocorrer quando o usuário sabe que terá um valor X para o custo naquele mês, porem ainda não foram gerados os processos de pagamento, com isso para que ele possa realizar o fechamento do mês sem ter que ficar aguardando a geração dos processos de pagamento, ele poderá informar o valor do custo naquele mês, porém este não poderá ser utilizado para geração de processos de pagamento, ele servirá apenas para geração de relatórios de custos.
Na coluna "Ajuste" temos o valor referente a ajuste, onde o usuário poderá informar o valor respectivo para ajustar o custo daquele mês.
Na coluna "Total", temos o custo total do serviço no mês e o total do insumo no mês.
Na coluna "Preço Saldo", temos o preço do saldo do insumo, que é o custo total subtraindo o total de si aprovada, divido pela quantidade restante a ser aprovada, para si's controlada por quantidade.
Na coluna "Preço Realizado", temos o preço unitário médio em função do que está aprovado, ou seja, é o custo total aprovado dividido pela quantidade total aprovada, para si's controlada por quantidade.

7. Para gravar o planejamento, basta clicar na opção indicada na figura abaixo e selecionar o menu Gravar PL. Será aberta a tela de Gravar Planejamento da Obra, onde possibilita ao usuário liberar geração do processo de pagamento de duas formas, gravando ou não o planejado. Selecionando Gravando o planejado, é necessário informar o período da gravação e Sem gravar o planejado, é desabilitado essa informação, e a geração do processo de pagamento torna-se disponível;





8. Para gravar a gestão, basta clicar no ícone e selecionar a opção Gestão PL:



   

Aparecera a seguinte janela:





Caso queira coloque um descrição para a gestão

Será possível vincular anexo

Clique no botão gravar.

    Aparecerá a mensagem de alerta para confirmar a aprovação do planejamento ao clicar em (Re)Aprovar.



    Clicando em Sim, o UAU! irá verificar se a obra a ser gerada está configurada para validar se o custo e desembolso estão com valores diferentes, caso estejam, aparecerá a mensagem abaixo quando estiverem diferentes e não irá gravar a Gestão.



Observação: Para configurar a obra para validar isso, é necessário ir no cadastro de obras e marcar Ao gravar Gestão, Validar se o Custo e Desembolso estão Diferentes.

9. Para gerar si da obra, basta clicar no ícone e escolher a opção Gerar SI:


 

Para visualizar as si's, basta detalhar a coluna Descrição ou a coluna Total do insumo no grid de Composições Planejadas. Observe na imagem abaixo que ao detalhar a descrição de um insumo, serão mostradas todas as si's do insumo na obra, e se detalhar na coluna total de um determinado mês será mostrada a si's do insumo no mês que foi detalhado.








Observações:
  • Se detalhar o serviço ao invés do insumo, serão mostradas todas as Si's geradas para o serviço em toda obra (detalhando a descrição) ou por mês (detalhando por mês). Um outro detalhe é, se detalhar o insumo e o mesmo já foi totalmente aprovado, serão mostrados os processos de pagamento, assim como no planejamento antigo.
  • Ao detalhar um insumo do tipo verba, será mostrada uma coluna com o saldo geral disponível, ou seja, o valor total disponível do insumo subtraído do valor vinculado em contrato.
  • Ao detalhar um insumo do tipo quantidade, será mostrada uma coluna com o saldo disponível no mês, ou seja, a quantidade do mês subtraído da quantidade vinculada em cotação.

Para ver e alterar os parâmetros do insumo na obra, é só dar um duplo clique sobre o insumo no mês desejado e será aberta a tela de parâmetrização do mesmo. Caso dê um duplo clique em um determinado mês e a tela abrir sem as suas opções de parametrização (como mostra a imagem abaixo), é porque o insumo não foi criado no mês selecionado.





Para criar o insumo no mês 12/2005 mostrado na imagem acima, basta entrar com uma quantidade (coeficiente) ou o preço unitário do mesmo editando no grid de Composições Planejadas.




Observe que, com uma simples edição de quantidade (coeficiente) do insumo no mês, o mesmo foi criado e parametrizado, utilizando os meses anteriores/posteriores como referência para adicionar a parametrização.





Na tela de parametrização de insumo, permite ao usuário alterar a unidade e a categoria do insumo.
Maiores detalhes da parametrização do insumo, não será comentada, pois a única novidade fica apenas na forma de acesso á tela de parametrização.

Um último detalhe na visão de Composições Planejadas é a tela de manutenção do serviço na obra. Para ver e alterar os parâmetros do serviço na obra, é só dar um duplo clique sobre o serviço será aberta a tela de manutenção de serviço.




Nesta tela poderão ser alterados os seguintes dados do serviço:


Por exemplo:

Como mostrado na imagem acima, o serviço "020117P - DEMOLIÇÃO: ALVENARIA..." foi incluído no grupo "020100P - DEMOLIÇÕES E RETIRADAS". Se selecionarmos       Gerencial -->       Atividades Planejadas será mostrado o custo mensal por grupo de serviço.


Na imagem acima podemos observar o que foi gasto mês a mês com "DEMOLIÇÕES E RETIRADAS" e na coluna "Total", o valor total referente ao período selecionado. Na descrição do grupo/categoria pode ser feito um detalhamento de todos os serviços cadastrados com o referente grupo/categoria. Esta visão tem como finalidade, visualizar o que será gasto para executar as atividades planejadas agrupando-as por grupos de serviço (Obs.: Esta visão pode ser Física, ou Financeira, porém a física ainda não esta disponível na mesma.).


A coluna "Qtde. Mês", permite detalhar as parametrizações dos insumos pertencentes ao serviço selecionado.



É possível vincular anexos aos Insumos das Composições, para isso, basta clicar com botão direito do mouse na coluna Anexos do insumo desejado, e selecionar a opção Anexos.
Outra maneira para vincular anexos aos Insumos das Composições é através da tela de Insumos da Obra, detalhando a coluna Descrição serão exibidos os parâmetros do insumo onde contém a coluna Anexos no grid.

10. Observações sobre alteração do coeficiente dos serviços:

Cenário:
Insumo controlado por quantidade:
    Coeficiente do serviço: 7
    Coeficiente do insumo: 2
    Total (planejamento):  2x7 = 14
    Quantidade aprovada: 10

Alterando o coeficiente de serviço:
    Coeficiente do serviço: 2
    Coeficiente do insumo: 2
    Total (planejamento):  2x2 = 4
    Quantidade aprovada: 10

Alterando essa quantidade de serviço para um valor abaixo do suportado, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Se o usuário escolher a opção "alterar o preço", um replanejamento automático será feito, e, o coeficiente(insumo controlado por quantidade) / preço(insumo controlado por verba) dos insumos serão alterados conforme a necessidade.

O resultado desta alteração neste cenário será:
    Coeficiente do serviço: 2
    Coeficiente do insumo: 5
    Total (planejamento):  2x5 = 10
    Quantidade aprovada: 10

Se o usuário escolher a opção "Transferir SI",  será habilitada tela para que seja realizada a transferência de custo das SI's aprovadas dos insumos da composição alterada.

Essa tela será exibida independente da necessidade do replanejamento automático. Será habilitada ao alterar o coeficiente de uma composição que contenha insumos com SI's aprovadas, cujo o valor não é absorvido pela alteração efetuada. A mesma funcionalidade será exibida ao alterar o próprio insumo. Acesse a tela do replanejamento para detalhamento da funcionalidade.

Importar dados do Excel para o Planejamento

Observações:
  1. Para quem está utilizando o Office 2013, deverá ser feito o download de um driver para que o sistema consiga ler o arquivo excel.
  2. Para fazer download do driver clique aqui.
  3. Download da planilha modelo para importação clique aqui
Para realizar a importação dos dados de um arquivo Excel para o planejamento, basta clicar na opção indicada na imagem abaixo que a tela de importação do planejamento será exibida. Esta opção ficará habilitada somente na visão de Composições Planejadas.



Após selecionar a opção de importação,  a tela de importar os dados irá aparecer para que possa ser informado a Empresa e Obra que deseja importar os dados. Poderá também filtrar os dados a serem importados por: Produto, Serviço, Item, Insumo e Período, como mostra a figura abaixo.



Para realizar a importação, basta clicar no botão 'Importar' onde poderá escolher o arquivo Excel com os dados a serem importados, com isso irá aparecer no grid as planilhas existentes no arquivo, onde poderá ser escolhida qual planilha deseja importar. Após selecionar a planilha e informar os filtros, se desejar, basta clicar no botão 'Gravar' que os dados da planilha serão importados para o planejamento da empresa e obra informadas.

Obs: Lembrando que para importar os dados da planilha Excel, as colunas e as informações sobre o Planejamento precisão estar no padrão correto, onde a descrição das colunas devem estar iguais as descrições das colunas no planejamento. Será necessário também informar a coluna "Empresa' e a coluna 'Obra'. Essas colunas podem ser adicionadas na planilha Excel da seguinte maneira.

1. Realizar a importação dos dados do planejamento, onde é feito da seguinte forma: Selecionar o planejamento da empresa e obra que deseja realizar a importação, clicar com o mouse do lado direito sobre uma linha do planejamento e escolher a opção  'Imprimir', onde irá aparecer a tela de  Imprimir o planejamento, basta clicar na opção 'Exportar', com isso todos os dados do planejamento poderão ser colados na planilha Excel. Ao realizar a exportação certifique-se de que as colunas 'Empresa' e 'Obra'  estejam visíveis, para que também sejam coladas na planilha.

2. Para mostrar as colunas de 'Empresa' e 'Obra' basta posicionar o mouse no canto superior esquerdo do grid de planejamento, no canto esquerdo da coluna 'Produto', o mouse ficará com uma seta apontando para a direita, basta clicar e arrastar, com isso a coluna 'Obra' ficará visível. Faça o mesmo procedimento para mostrar a coluna 'Empresa'.

3. Para deixar os dados da planilha no padrão correto, após fazer a exportação dos dados do planejamento, e colar os dados na planilha, selecione os valores das colunas de Empresa, Obra, Produto, Contrato, Item, Serviço, Insumo, Descrição e Unidade, e formate as cédulas clicando com o mouse do lado direito e selecionando a opção 'Formatar células', basta escolher a opção 'Texto'. Assim ao colar os dados eles ficarão iguais aos do grid de planejamento, evitando que o código de algum insumo ou serviço fique errado na planilha. Quanto as colunas referentes a quantidades, preços, comprometido e ajuste, podem ser formatadas para o tipo Numérico ou Moeda.

4. As colunas da planilha Excel devem estar sem nenhuma pontuação e nenhuma acentuação como, "ç, ~, ´, ., ^, " , e também sem espaços entre a descrição. Nas colunas onde informar os meses selecionados poderão conter a barra ('/').

Exportação do Orçamento para o Planejamento

Uma outra novidade, é na exportação do orçamento para o planejamento. Ao fazer a exportação, será feita a distribuição automática dos meses, considerando a quantidade orçada de cada serviço em relação ao início e fim dos mesmos.

 

Observe na imagem acima o seguinte orçamento. Iremos exportar este orçamento para o planejamento usando o comando <Exportar PL> na barra de opções.

Ao tentar exportar será mostrada uma mensagem de confirmação:



É necessário selecionar o produto, informar se deseja exportar a composição com a estrutura e/ou com a categoria e responder como deseja fazer a distribuição automática dos meses no planejamento, se as quantidades não serão distribuídas e os insumos do serviço orçado irá para o primeiro mês conforme início do serviço no orçamento ou se este já irá para o planejamento com os meses possuindo quantidade e composições, considerando as datas do orçamento e os insumos orçados.

Levando os meses já distribuídos para o planejamento, será possível ter a visão do mesmo no gráfico de gantt (como mostra a imagem abaixo), com isso não existirá problemas para manipulação do planejamento após a exportação.

 



Acompanhamento de Serviço

Essa visão pode ser vista o acompanhamento do serviço com o objetivo de permitir que o usuário lance a quantidade do serviço ou estrutura que foi acompanhado, como também excluir e consultar os registros de acompanhamento já gravados.

Para os serviços que não possui estruturas o acompanhamento será feito para o próprio serviço, caso contrário o acompanhamento deverá ser feito pelas estruturas, não podendo digitar valor para itens de estrutura. Conforme a figura abaixo.




Veja a definição de algumas colunas do planejamento:
  • Coluna <Qtde. Planej.> - Nesta coluna está contido o valor que foi planejado para o serviço/estrutura no mês;
  • Coluna <Qtde. Acomp.> - Na coluna quantidade acompanhada está a soma de todos os acompanhamentos inclusos para o serviço/estrutura. Clicando no botão de detalhamento da coluna será aberto um grid com todos os acompanhamentos feitos para o serviço ou estrutura com todas as informações referente ao acompanhamento, tais como data, usuário, informações sobre vinculo com contrato de serviço e etc. A figura abaixo mostra o detalhamento de um item de estrutura.
  • Coluna <Saldo> - O valor contido na coluna Saldo é a diferença da quantidade planejada para o serviço com a quantidade já acompanhada;
  • Coluna <Qtde.> - Essa é a coluna onde a quantidade a ser acompanhada será digitada. Após digitar a quantidade e clicar em Enter o sistema irá somar a quantidade informada a coluna <Qtde. Acomp.>, onde poderá ser consultada, editada ou excluída quando detalhado a coluna clicando no botão a direita da coluna, conforme destaque 2 na figura acima
Detalhando a coluna de Quantidade Acompanhada
A figura abaixo mostra o grid que é mostrado quando detalhado a coluna <Qtde. Acomp.>. Nesse exemplo foi detalhado um item de estrutura, percebe-se que existem cinco estruturas diferentes no grid. O detalhamento também poderá ser feito por serviço e pela própria estrutura.




A parte destacada da figura acima mostra o vínculo que o acompanhamento possui com o contrato de serviço, nesse caso a edição ou exclusão do determinado acompanhamento deverá ser feito pela tela de Acompanhamento de Contrato ficando restrito a alteração pela tela de planejamento.

VoltarVínculo do acompanhamento de serviço à um lote de produção
Existe a opção de vincular um lote de produção à um acompanhamento de serviço. Basta que um lote de produção seja selecionado no campo acima do grid de acompanhamento de serviço e em seguida informada a quantidade a ser acompanhada. Ao gravar o acompanhamento de serviço o lote de produção é vinculado automaticamente. É possível inserir um novo lote de produção através do botão "novo", situado no lado direito do campo "lote de produção". Ao gravar o lote de produção, o novo registro inserido será automaticamente preenchido no campo lote de produção. Saiba mais sobre o cadastro de lote de produção clicando aqui.

Gravando uma Ficha de Verificação de Serviço

Obs.: Esta opção está disponível somente para quem utiliza o Software de Gestão da Qualidade (SGQ)

Para que seja possível realizar acompanhamento para um serviço/estrutura em algum mês planejado, é necessário incluir uma Inspeção de Serviço (Ficha de Verificação de Serviço) para este mês, para isto basta clicar na linha que possui o serviço e qualquer uma das colunas que corresponde ao mês que deseja gravar a ficha de verificação, depois clique no botão correspondente a figura abaixo, escolhendo a opção FVS.


ABC dos Serviços (Produção)

Nesta visão tem como finalidade visualizar todos os serviços planejados da obra em ordem decrescente do valor total planejado (Obs.: O valor total é referente a somatória do físico ou financeiro nos meses em um determinado período selecionado).

Para acessar esta visão, clique em Produção --> ABC Serviços.
 


Observe na imagem, que a coluna "Total ABC" é referente a somatória das quantidades distribuídas nos meses em cada serviço. O período que foi selecionado para o exemplo acima, é do mês de agosto até outubro, sendo assim, a totalização será feita utilizando os meses entre o período e ordenada de forma decrescente (Total ABC maior para o menor).

Os valores apresentados do serviço, são referentes ao mesmo na obra, não considerando o contrato e o produto do mesmo.

No botão <ABC Serv> podemos definir os parâmetros para montar a visualização dos dados de ABC dos Serviços:



Utilizando os parâmetros de desembolso, estará disponível na visão, o detalhamento do projetado, pagar e pago, podendo assim, ter uma visão do que será gasto ou o que já foi gasto para um determinado serviço.


No detalhe, existem as seguintes representações de cores:

ABC dos Insumos  (Produção)


Esta visão tem o mesmo conceito da visão ABC Serviços, porém refere-se ao insumo planejado e não ao serviço.
Para acessar esta visão, clique em Produção--> ABC Ins.
 


Observações: Esta visão possui o mesmo recurso de parâmetros da ABC Serviços, podendo então serem visualizados, o Projetado, a Pagar e Pago, assim como o custo financeiro ou as quantidades por insumo.

Gráfico de Gantt (Produção)

A visão Gráfico de Gantt, do planejamento de uma determinada obra, é o recurso mais importante. A finalidade desta visão, é mostrar e manipular o planejamento dos serviços em barras de tempo, estas barras representam o tempo previsto (meses planejados) para execução dos serviços.
Importante: É bom salientar, que todas as alterações do Gantt só são gravadas após clicar no ícone , ou seja, toda e qualquer alteração pode ser perdida caso você saia da tela sem fazer esse procedimento. Para sua segurança, quando existe alguma alteração não gravada, o UAU! irá perguntar se realmente deseja sair sem gravar.
Caso tenha digitado e queira recomeçar o gantt, cancelando o que já foi digitado, é necessário clicar no botão .

Para visualizar o Gantt, basta selecionar a obra e produto desejados, marque     Produção -->      Gantt.

 

1. Grid/tabela de informações do serviços planejados da obra. Suas colunas são as seguintes:

* Item - Código do item no planejamento;
* Id - Identificador do serviço na empresa e obra (Este identificador é um sequencial que servirá para definição das predecessoras);
* Predecessora - Esta coluna é editavel, e serve para inserir as predecessoras, usando o campo <Id> como referência.

             Por exemplo:



No serviço 01AAE adicionamos no campo Predecessora, o valor 4, isso indica que o ID 4 (Serviço 01AAD) é a predecessora do serviço 01AAE. Quando a predecessora é inserida, é criado um link entre os serviços, informando que um deles não irá começar enquanto o outro não terminar, para esse caso damos o nome ao tipo de predecessora TI. Existem também outros tipos de predecessores, esses serão detalhados logo abaixo, ao explicar a coluna Tipo de Predecessora, onde estão ilustrados na imagem abaixo:



* Código - Código do serviço planejado;
* Descrição - Descrição do serviço;
* Qt. Total - Quantidade total planejada para o serviço. A quantidade total do serviço pode ser alterado nesta coluna;
   O planejamento de um serviço pode ser inicializado utilizando esta coluna de quantidade total:



Observe na imagem acima que o serviço 01AAI, está com "Qt. Total" igual 0 e não possuí a data de início e fim. Isso porque este serviço ainda não foi planejado para nenhum mês da obra. Adicionando a quantidade 50 na coluna "Qt. Total" veja o que acontece:



Observe que foi adicionada a data de início e fim e a duração de 1 dia ao serviço, e também apareceu uma barra para que esta seja editada de acordo com a previsão de tempo que será gasto no serviço. Nesse caso o serviço é do tipo de controle Físico e no cadastro de obras, não está marcado para levar em consideração os dias não úteis.

* Duração - Tempo estimado que será gasto para conclusão do serviço. Esta coluna, assim como a coluna "Qt. Total", também pode ser utilizada para inicialização caso o serviço não esteja planejado em nenhum mês, basta existir "Qt. Total";
* Inicio - Data prevista para início da execução do serviço. Esta coluna também pode ser usada para iniciar o serviço no planejamento, basta existir "Qt. Total" e entrar com a data de início do mesmo;
* Fim - Data prevista para conclusão do serviço;

Atenção: No Cadastro de Obras, é possível configurar a obra para planejar pelo gantt, levando em consideração apenas os dias úteis. Sendo assim, quando editar as colunas Duração, Data Início e Data Fim, esses serão validados. No caso da Duração, caso informe 10, ele distribuirá a barra por 10 úteis. E editando as datas início ou final, caso não seja um dia útil, ele irá considerar e alterar para o próximo dia útil. Mas é bom atentar para o seguinte fato, esses campos só serão alterados manualmente, ao alterar no cadastro de obras, ainda é necessário editar os campos do gantt.

* Contrato - Número do contrato da obra;
* Produto - Código do produto planejado;
* Tipo de Predecessora - Quando tem predecessora informada, é necessário informar seu tipo, pode ser II, IT, TI ou TT. Quando não é informado o tipo, o default é TI.
Os tipos de predecessora são:
  • II (início - início) - Indica que o serviço será iniciado quando o outro serviço iniciar.
  • IT (início - término) - Indica que o serviço terminará quando o outro serviço se iniciar.
  • TI (término - início) - Indica que o serviço iniciará quando o outro serviço terminar.
  • TT (término - término) - Indica que o serviço terminará quando o outro serviço terminar.
* Latência - Quando tem predecessora informada, é possível colocar latência (em dias), onde possibilita colocar quantos dias iniciará antes ou após a data da sua predecessora, para data anterior, é necessário colocar o valor da latência negativo e quando for após, é valor positivo.

Em relação ao tipo de controle de cada serviços:
Para serviços do tipo Físico é possível inserir qualquer valor na quantidade total, porém ao arrastar a barra de tempo de serviço ou aumentar o período através da data inicio e fim, as quantidades serão distribuídas conforme os dias úteis de cada mês selecionados.
Para o tipo Financeiro, só é possível inserir a princípio o valor 1. Ao alterar o período planejado do serviço essa quantidade vai aumentando conforme o número de meses planejados. Lembrando que, para cada mês só é permitido a quantidade 1.

2. Barras de tempo dos serviços: Estas barras indicam o planejamento dos serviços na obra ao longo dos meses.

Essas barras também podem ser manipuladas. Aumentando ou diminuindo o seu tamanho, você estará alterando o planejamento do serviço na obra. Esta alteração é feita de forma automática e linear, utilizando a "Qt. Total" como referência para fazer a redistribuição nos meses.

Marque a opção "Visualizar distribuição mês a mês". Observe que será aberto um grid editavel logo abaixo o Gantt.



Veja que no grid de quantidade distribuída mês a mês, aparece apenas a quantidade total do serviço e a quantidade no mês 09/2007. Observe no Gantt que a barra do serviço 01AAI está sendo modificada para terminar em Outubro, ou seja, as quantidades deverão ser redistribuídas para o mês de Setembro e Outubro, como mostrado na imagem abaixo.




Veja que a quantidade total, que é de 50, foi distribuída automaticamente para os meses adicionados através da barra.
Lembrando que:
    No grid de "Quantidade distribuída mês a mês", as mesmas também podem ser inseridas manualmente, caso seja necessário.
    E essas quantidades são distribuídas conforme os dias úteis de cada mês.

Predecessoras

Para inserir as predecessoras devem ser usadas as colunas ID e Predecessoras no grid do Gantt.

O ID é um sequencial criado para identificar as predecessoras do serviço na obra. Para adicionar uma predecessora basta inserir o ID do serviço predecessor na coluna "Predecessoras" do serviço desejado como sucessor.

Valores para a coluna "Predecessoras":

- Na coluna pode ser inserida mais de uma predecessora para um mesmo serviço, basta usar o ponto e vírgula como separador. Exemplo: {2;6}
- Não é permitido linkar um item de serviço como predecessora;
- O valor deve ser sempre um ID de um serviço do planejamento;

As colunas Tipo de Predecessora e Latência também são editáveis, desde que tenham uma predecessora. As mesmas foram explicadas seu funcionamento anteriormente.

Executado no Gantt

No Gantt, também será possível ver o que já foi executado.
 

 
Observe na imagem acima, o executado está sendo mostrado em forma de barras de tempo brancas sobrepondo as barras de tempo previstas. O executado se refere ao acompanhamento do serviço, confirmado apenas no fechamento de mês.
Essa barra branca é mostrada proporcionalmente, se tiver acompanhado parte no mês de dezembro e parte em janeiro serão mostrados duas barras brancas conforme a ilustração acima.

Atividades Planejadas

Esta visão mostra uma totalização de custo por categoria de composição, oferecendo também o recurso de detalhar quais os serviços pertencentes de uma determinada categoria de composição (Imagem abaixo). 




Atividades Executadas

        Visão ainda não está disponível.

ABC dos Serviços (Gerencial)

        Visão ainda não está disponível.

ABC dos Insumos (Gerencial)

        Visão ainda não está disponível.

Gráfico de Gantt (Gerencial)

        Visão ainda não está disponível.

Desembolso Total

Comparativo Total de Desembolso é uma nova visão de resultado acrescentada na nova tela de planejamento de obra, que permite ver comparações entre Gestão, Atual e Planejado.

Acompanhe:

Nesta visão é necessário que sejam selecionados, o <Mês Atual>, o número <Gestão> e a moeda para conversão ou correção dos valores, caso selecione corrigir, é obrigatório também informar a data fixa. Estas opções estão disponíveis nos <parâmetros> da visão.
Caso selecione o gestão, a opção Mostrar todos os Serviços do Gestão e/ou Planejado será habilitada para permitir ao usuário marcar e retornar ao grid todos os serviços e produtos que não existe mais no Atual.
Nessa visão também está disponível a visualização dos controles financeiros referentes a essa empresa, obra e período selecionado. Ao selecionar essa opção, será mostrado no grid uma linha em verde com esses valores.



         - Mês Atual: Mês utilizado para buscar a atualização anterior (Planejado Anterior ao Mês + Atual apartir do Mês = PL Anterior);
         - Gestão: Número da Gestão selecionada para as comparações;
         - Converter: Converte o valor em uma determinada moeda ou índice selecionado;
         - Corrigir Valores: Corrige o valor conforme o índice selecionado;
         - Moeda: Moeda para conversão ou correção dos valores;
         - Data Fixa: Data do índice ou moeda, ao marcar correção é obrigatório.




    O comparativo total de desembolso é mostrado por serviço e totalizado por item planejado.

    Uma novidade nesta visão é a possibilidade de converter os valores em uma determinada moeda ou corrigir conforme o índice. Para isso basta marcar opção <Converter> ou <Corrigir Valores> e selecionar a Moeda pela qual deseja converter os valores. Observe também que existe a opção de data fixa e data fixa gestão, selecionando qualquer uma das datas, a conversão será feita em relação a mesma, sendo 'data fixa' fixando data para os dados de Atual e 'data fixa gestão' fixando a data para Gestão, caso contrario será usada a data de pagamento do processo. Para a opção de corrigir, ela é obrigatória, pois ela vai buscar o índice conforme a data informada.


Detalhando a visão de Comparativo Total de Desembolso:

Gestão
Representa o Planejamento Inicial da Obra.
Em relação à Gestão são mostradas as seguintes informações:
- Gestão: Mostra o total de cada serviço no gestão;
- (%): Mostra a porcentagem que o serviço representa em relação ao valor total da gestão;
- U$$ (Coluna recebe o nome do Índice selecionado) : Valor de cada serviço convertido ou corrigido para uma determinada moeda conforme a data de pagamento ou a data fixa de conversão;

Atual/Planej
Representa o valor da obra em um determinado momento (Atual + Planejado). Essa informação é montada conforme o mês especificado nos parâmetros <Mês Atual>, ou seja, este representa o mês atual da obra, o último mês fechado.
Em relação ao Atual/Planej são mostradas as seguintes informações:
- Atual/Planej: Mostra o total de cada serviço, somando o que está no Atual anterior ao mês selecionado + Planejado apartir do mês selecionado;
- (%): Mostra a porcentagem que o serviço representa em relação ao valor total do Atual/Planej;
- U$$: Valor de cada serviço convertido ou corrigido para uma determinada moeda conforme a data de pagamento ou a data fixa de conversão;

Planejado
Representa o valor planejado da obra.
Em relação ao Planejado são mostradas as seguintes informações:
- Planejado: Mostra o total de cada serviço no Planejado;
- (%): Mostra a porcentagem que o serviço representa em relação ao valor total do Planejado;
- U$$: Valor de cada serviço convertido ou corrigido para uma determinada moeda conforme a data de pagamento ou a data fixa de conversão;

Atual
Representa o valor atual da obra.
Em relação ao Atual são mostradas as seguintes informações:
- Atual: Mostra o total de cada serviço no atual;
- (%): Mostra a porcentagem que o serviço representa em relação ao valor total do Atual;
- U$$: Valor de cada serviço convertido ou corrigido para uma determinada moeda conforme a data de pagamento ou a data fixa de conversão;

Atual - Gestão
Diferença do Atual em relação à Gestão.
- (Atual - Gestão): Mostra a diferença total de cada serviço do Atual em relação ao Gestão;
- (%): Mostra quantos por cento o valor atual do serviço foi aumentado em relação ao planejamento inicial da obra (Gestão);
- U$$: Valor da diferença entre Atual e Gestão convertido ou corrigido em uma determinada moeda;

Atual - Atual/Planej
Diferença do Atual em relação ao Atual/Planej.
- (Atual - Atual/Planej): Mostra a diferença total de cada serviço do Atual em relação ao Atual/Planej;
- (%): Mostra quantos porcento o valor atual do serviço foi aumentado em relação ao planejamento anterior da obra (Atual/Planej);
- U$$: Valor da diferença entre Atual e Atual/Planej convertido ou corrigido em uma determinada moeda;

Atual - Planejado
Diferença do Atual em relação ao Planejado
- (Atual - Planejado): Mostra a diferença total de cada serviço do Atual em relação ao Planejado;
- (%): Mostra quantos por cento o valor atual do serviço foi aumentado em relação ao planejado da obra;
- U$$: Valor da diferença entre Atual e Planejado convertido ou corrigido em uma determinada moeda;

Geral

A finalidade desta visão é permitir que sejam realizados comparativos gerais do planejamento de uma obra, tanto físico quanto financeiro, comparar atual, gestão e planejado e demais opções. As comparações serão definidas conforme os parâmetros da visão selecionados.
Selecionando o gestão ou planejado, a opção Mostrar todos os Serviços da Gestão e/ou Planejado será habilitada para permitir ao usuário marcar e retornar ao grid todos os serviços e produtos que não existe mais no Atual.
Nessa visão também está disponível a visualização dos controles financeiros referentes a essa empresa, obra e período selecionado. Ao selecionar essa opção, será mostrado no grid uma linha em verde com esses valores. Esse controle financeiro só é visível ao selecionar o desembolso apenas. Ao marcar duas ou mais opções e mesmo que o desembolso estiver marcado, não será mostrado, já que para o físico e para o custo ele não tem planejamento. Somente é coerente usar ele como comparação com a gestão e o planejado.



Parâmetros da visão:




* Físico: Mostra as quantidades planejadas para cada serviço e as quantidades acompanhadas dos mesmos.



    Colunas:
        (Quantidades)
        Qt. Total - Quantidade total planejada do serviço;
        Qt. Acomp - Quantidade acompanhada do serviço;
        (%) - Porcentagem acompanhada do serviço;
        Falta - Quantidade que falta para ser acompanhada;
        (%) - Porcentagem que falta para ser acompanhada;
       

* Custo: Mostra o custo físico ou financeiro do planejamento de uma determinada obra, podendo ver gestão, planejado e atual.



    Colunas:
        Custo Físico:
        >> Qtde. Atual/Planej/Gestão
        Para serviço, mostra a quantidade do serviço distribuída no mês;
        Para insumo, mostra a quantidade calculada para o insumo (Qtde do serviço x Coeficiente do Insumo);

        Custo Financeiro:
        >> Custo Atual/Planej/Gestão
        Para serviço, mostra o custo do serviço distribuído no mês;
        Para insumo, mostra o valor total do insumo (Coeficiente x Preço)

    Após as colunas de meses, ficam as colunas totalizadoras e as colunas de comparações:

    Totalizadoras: Totaliza o período atual, gestão e planejado;
    Comparação: Mostra as diferenças entre os valores totais: Atual - Gestão, Atual - Planejado e Planejado - Gestão;


* Desembolso: Mostra o desembolso (A pagar, Pago e Projetado) do planejamento de uma determinada obra, podendo ver gestão, planejado e atual.



    Colunas:
        Meses: Mostra os desembolsos (A pagar, Pago e ou Projetado) atual, planejado e gestão nos meses;
        Total: Totaliza os meses do atual, planejado e gestão;
        (%): Porcentagem que o valor do serviço/ item/ insumo representa do total;

        Ao final, mostra as comparações entre atual, planejado ou gestão;

* Físico e/ou Custo e/ou Desembolso: Ao selecionar mais de um desses itens, mostrará os valores planejados para cada serviço e os valores acompanhados dos mesmos (Tanto Físico quanto Financeiro).




    Colunas:
        (Quantidades)
        Qt. Total - Quantidade total planejada do serviço;
        Qt. Acomp - Quantidade acompanhada do serviço;
        (%) - Porcentagem acompanhada do serviço;
        Falta - Quantidade que falta para ser acompanhada;
        (%) - Porcentagem que falta para ser acompanhada;

        (Custo)
        Custo Total - Custo total do serviço na obra;
        Custo Acomp. - Custo acompanhado do serviço;
        (%) -  Porcentagem acompanhada (Relativo a custo);
        Falta - Custo total que falta para ser acompanhado;
        (%) - Porcentagem que falta para ser acompanhada (Custo);

        (Desembolso)
        Custo Total - Custo total do serviço na obra;
        Desembolso - Gastos por serviço, ou seja, a soma do a pagar e pago por serviço;
        (%) - Porcentagem do gasto por serviço;
        Falta - Valor que falta para ser gasto por serviço;
        (%) - Porcentagem que falta para gastar por serviço;

Observação:

    Uma novidade nesta visão é a possibilidade de converter os valores em uma determinada moeda ou corrigir conforme o índice. Para isso basta marcar opção <Converter> ou <Corrigir Valores> e selecionar a Moeda pela qual deseja converter os valores. Observe também que existe a opção de data fixa do Atual, da Gestão e do Planejamento, selecionando qualquer uma das datas, a conversão será feita em relação a mesma, sendo 'data fixa atual' fixando data para os dados de Atual, 'data fixa gestão' fixando a data para Gestão e 'data fixa planejamento' fixando a data para Planejamento, caso contrario será usada a data de pagamento do processo. Para a opção de corrigir, ela é obrigatória, pois ela vai buscar o índice conforme a data informada.

Saldos

Saldo

A finalidade desta visão, é mostrar o saldo por produto por um determinado período da obra.
Para acessar esta visão, clique em Estratégico --> Saldo



Esta visão nos mostra os totais Atuais, Gestão e Planejado, os totais Mês a Mês conforme o período selecionado separando por Atual, Gestão e Planejado, os totais Atual - Gestão, Atual - Planejado e Planejado - Gestão e o Acumulado Anterior e Total Acumulado. Esses totais são calculados de acordo com os parâmetros selecionados no menu de opções da tela.
Selecionando o gestão ou planejado, a opção Mostrar todos os Serviços da Gestão e/ou Planejado será habilitada para permitir ao usuário marcar e retornar ao grid todos os serviços e produtos que não existe mais no Atual.

Clique no botão de detalhamento da visão <Parâmetros> para acessar os parâmetros disponíveis para esta visão:



Observação:

    A novidade nesta visão é a possibilidade de converter os valores em uma determinada moeda ou corrigir conforme o índice. Para isso basta marcar opção <Converter> ou <Corrigir Valores> e selecionar a Moeda pela qual deseja converter os valores. Observe também que existe a opção de data fixa do Atual, da Gestão e do Planejamento, selecionando qualquer uma das datas, a conversão será feita em relação a mesma, sendo 'data fixa atual' fixando data para os dados de Atual, 'data fixa gestão' fixando a data para Gestão e 'data fixa planejamento' fixando a data para Planejamento, caso contrario será usada a data de pagamento do processo. Para a opção de corrigir, ela é obrigatória, pois ela vai buscar o índice conforme a data informada.


Resumo de Despesas

A finalidade desta visão, é mostrar o saldo por serviço até um determinado período da obra.
Para acessar esta visão, clique em Estratégico --> Res. Desp




Esta visão nos mostra os totais Acumulados até o Período, Total no Período, Total na Obra e o Saldo e também, os totais Mês a Mês conforme o período selecionado. Esses totais são calculados de acordo com os parâmetros selecionados no menu de opções da tela.
Nessa visão também está disponível a visualização dos controles financeiros referentes a essa empresa, obra e período selecionado. Ao selecionar essa opção, será mostrado no grid uma linha em verde com esses valores.

Clique no botão de detalhamento da visão <Parâmetros> para acessar os parâmetros disponíveis para esta visão:


 
Observe na imagem as opções para <Saldo das Atividades>

As opções <Monetário> e <Percentual>, permitem escolher se os dados serão visualizados em valor de moeda, ou em valor percentual.

A opção <Projetado>, busca total desembolso projetado do planejamento;

A opção <A Pagar>, busca total desembolso a pagar;

A opção <Pago>, busca total desembolso pago;

A opção <Totalizar Itens>, totaliza os valores dos itens do planejamento;

A opção <Detalhar Meses do Período>, mostrar os valores por mês na visão;

A opção <Converter>, converte os valores para uma determinada moeda ou índice;

A opção <Corrigir Valores>, corrige os valores para um determinada moeda ou índice;

Esta parametrização servirá para trazer os valores do desembolso Acumulado e do Período.

Como exemplo, selecionamos Monetário --> Projetado, A Pagar e Pago e os meses 10/2005, 11/2005 e 12/2005.

Nesta visão também podemos detalhar o Acumulado e o Período, mostrando por Projetado, A Pagar e Pago;


Observação:

    Uma novidade nesta visão é a possibilidade de converter os valores em uma determinada moeda ou corrigir conforme o índice. Para isso basta marcar opção <Converter> ou <Corrigir Valores> e selecionar a Moeda pela qual deseja converter os valores. Observe também que existe a opção de data fixa, selecionando está data, a conversão será feita em relação a mesma, caso contrario será usada a data de pagamento do processo. Para a opção de corrigir, ela é obrigatória, pois ela vai buscar o índice conforme a data informada.

Curva S

A finalidade desta visão, é mostrar custo da obra, seja ele atual, gestão ou gestãoXatual por um determinado período da obra.
Para acessar esta visão, clique em Estratégico --> Curva S




Esta visão nos permite visualizar os dados atuais, gestão e/ou gestãoXatual, selecionando a gestão que você deseja visualizar os dados. Se não selecionarmos as opções "Mostrar itens" ou "Mostrar serviço", os dados retornados são uma totalização do custo da obra, mês a mês, e, um total acumulado a cada mês.
Se selecionarmos a opção "Mostrar itens", visualizaremos os itens planejados.
Se selecionarmos a opção "Mostrar serviços", sem escolher algum serviço, os dados retornados serão todos os serviços da obra. Se filtrarmos algum serviço na opção "Escolher serviço", os serviços mostrados serão apenas os selecionados, e, só aparecerão os itens correspondentes ao serviços escolhidos (neste caso, a soma dos itens será igual a soma dos serviços selecionados).
Para qualquer uma das seleções citadas acima, podemos aplicar a conversão ou correção de valores, selecionando a moeda e a data fixa. Para que os valores sejam convertidos/corrigidos, o usuário deve selecionar qual tipo de curva quer aplicar a configuração (Atual, Gestão e/ou GestãoXAtual).



Figura: Opções



Figura: Dados


Após visualizar os dados, o sistema oferece a opção de visualizar o gráfico, de acordo com a linha selecionada.
Para isso, o usuário deverá selecionar a(s) linha(s) e clicar no ícone "Gráfico". Com isso, ele conseguirá ter uma melhor visualização dos dados selecionados e a devida proporção do custo de sua obra.

Figura: Gráfico

Venda

Planejamento de Venda

Para visualizar planejamento de venda deverá estar selecionado o nível operacional Produção, visão operacional Plan. Ven. (Planejamento de venda).



O planejamento de venda, possui a opção de visão:
1 - Físico
2 - Financeiro
2.1 - Venda
2.2 - Recebimento
2.2.1 - Projetado Reajustado
2.2.2 - Receber (Com opção de Reajustado)
2.2.3 - Recebido a Depositar
2.2.4 - Recebido Depositado
2.2.5 - Controles Financeiros




Visão do planejamento da venda com a opção de visão Físico. Visualiza a quantidade dos produtos planejados.



Visão do planejamento da venda com a opção Financeiro. Visualiza os      dos produtos planejado conforme opção selecionada.



Distribuição do planejamento de venda

Definir o planejamento de venda de cada produto, deverá:
1 - Descrição do produto, clique no botão de detalhamento;
Será visualizado a tela abaixo:


2 - Define o período do planejamento, o mesmo é limitado pela data de início e fim da obra;
3 - Definir o total de produto que será planejado para venda;
4 - Informe a quantidade a ser planejada, mês a mês, na tabela dos meses, campo Qtde. Mês.
Observação:
- Quando o mês não possuir produto distribuído ou possuir produto distribuído porém não planejado, deverá ser feito o planejamento na tela Planejamento de Vendas, para acessar utilizar o menu de opções.
- Quando o mês possuir produto distribuído e planejado, o Uau! irá fazer o planejamento de vendas automático com a seguinte consideração:
a) Quando houver produto planejado para venda, irá adicionar a este planejamento existente o valor acrescentado.
b) Quando houver produto planejado vendido, irá gerar novo planejamento com os parâmetros do planejamento já realizado.
c) Em caso de diminuir a quantidade planejada, se não houver venda realizada, irá excluir do planejamento da venda a proporção que foi retirada.

Visualizar vendas planejadas

Para opções de visão:
a) Físico;
b) Financeiro, Venda;

1 - Coluna do mês desejado, clique no botão de detalhamento;

Será visualizado as vendas planejadas para o mês. 



Ao visualizar vendas planejadas poderá:

1 - Realizar manutenção em vendas planejadas não executada:
2 - Excluir vendas planejadas não executadas:

Recebimento detalhado

Para opção de visão:
a) Financeiro, Recebimento;
1 - Coluna do mês desejado, clique no botão de detalhamento;

Será visualizado os recebimentos, totalizando pelas sub-opções do visão Financeiro, Recebimento.




Histograma de Mão-de-Obra

A finalidade desta visão, é visualizar no planejamento o contingente de pessoas necessário para executar os insumos parametrizados como mão de obra mês a mês, podendo também visualizar o Custo e Desembolso destes insumos.
Para acessar esta visão, clique em Produção--> Histograma




No botão <Histograma> podemos definir os parâmetros para montar a visualização dos dados de histograma:




Físico - Visualizará a quantidade de pessoas que será necessária para executar o serviço de acordo com a quantidade de horas do insumo.
        Qtde. Horas             - Visualizar apenas quantidade de horas
        Qtde. Pessoas       - Visualizar apenas quantidade de pessoas
        Horas por Dia        - Quantas horas por dia a pessoa irá trabalhar. 
        Considerar dia útil - Se é para fazer o cálculo de quantidade de pessoas considerando somente os dias úteis no mês ou não.

        OBS: Será feito o cálculo somente de insumos parametrizados com o tipo Mão de Obra.
                Se marcar Qtde. Horas e Qtde. Pessoas juntos, mostrar os dois da seguinte forma "Horas -- Pessoas"

Custo - Visualizará o custo  dos insumos que foram parametrizados como Mão de Obra, Mão de obra e Encargos ou Encargos, mostrando quantidade, preço unitário e total.

Desembolso - Visualizará o desembolso  dos insumos que foram parametrizados como Mão de Obra, Mão de obra e Encargos ou Encargos, mostrando os gastos por serviço, ou seja, a soma do Projetado, a Pagar e Pago por serviço. .

Atual / Gestão / Planejamento - Tanto na visão Físico, Custo ou Desembolso, poderá visualizar um comparativo geral entre estas três visões.