Contratos de Materiais e Serviços


Através da tela de Contratos de Materiais e Serviços é possível a montagem de um contrato para gerenciar prestadores de serviços ou recursos materiais, ou ainda um Contrato Misto, com itens de Serviço e também de Material. Os Contratos serão cadastrados por obra.

Todo contrato de serviço possuirá sua própria configuração de casas decimais para quantidade e preço, que serão utilizadas pelo sistema até a geração dos processos de pagamento de suas medições. Essas configurações não poderão ser alteradas depois gravadas no contrato.

As configurações de casas decimais do contrato podem ser visualizadas no folder de Itens do contrato.

Ao realizar um Contrato de Material ou Serviço o usuário poderá acompanhar o andamento e realizar as medições de acordo com os acompanhamentos efetuados.

A sequência de Montagem de um contrato é
    1 - Criar o Cadastro do Contrato
        1.1- Contrato Normal
            1.1.1 - Definir Planos de Reajuste
            1.1.2 - Definir Condições e Tipo
    2 - Inserir os Itens do Contrato
        2.1 - Pegar Itens de uma Composição Geral
        2.2 - Pegar Itens de Insumos Gerais
        2.3 - Pegar itens de Material ou Serviço de um Planejamento
        2.4 - Pegar Itens de Material ou Serviço de um Orçamento
        2.5 - Pegar Itens de Material ou Serviço de uma Cotação
    3 - Vinculando Estrutura a um Item do Contrato de Material/Serviço
    4 - Parametrizar os Itens do Contrato
    5 - Opções de Visualizações do Contrato
    6 - Vínculo do Contrato com o Planejamento
    7 - Adicionar Adiantamento ao Contrato de Serviço
    8 - Adicionar outros Fornecedores ao Contrato de Materiais e Serviços
    9 - Aprovações de Contrato
    10 - Controle de Aditivos de Contrato

Para iniciar um novo contrato de serviço


1 – Acesse o Módulo Obras
2 - Menu Contrato
3 - Submenu Contratos de Materiais e Serviços
4 - Selecione a Obra do contrato 
5 - Clique em Inserir

Figura 1
 

 

 Em Dados Gerais deverão ser preenchidos os seguintes campos:

6 – Clique em Gravar;

Para realizar o acompanhamento do contrato é necessário que o mesmo esteja com a situação Andamento (0).  


Também compõem o cadastro do contrato a definição de: Correção, Itens, Cotações, Vínculos e Dados Complementares (Condições e Tipo).


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Condições e Tipo

Este folder (Figura 2) é utilizado para definir alguns parâmetros que serão impressos na medição e/ou no resumo do contrato tais como: Condições de Pagamento, Endereço de Pagamento, Condições de Entrega e Tipo do Contrato.
 

  Figura 2
 
 

A opção Tipo do Contrato tem por finalidade permitir a inserção de uma empresa pagadora e uma empresa faturada a um contrato de serviço, ou seja, faturar em nome de outra empresa. Utilize o Tipo do Contrato para definir:
É possível buscar e preencher o campo "Endereço de Pagamento:", com o endereço da origem selecionada, não sendo necessário digitá-lo e assim evitar erros na descrição do endereço, ou mesmo para que o usuário não precise digitá-lo por completo, mas apenas complementando-o com alguma informação adicional.
ATENÇÃO: Após definir um contrato como Bidirecional e gravar, consta pergunta ao usuário para saber se o mesmo deseja alterar as informações do tipo do contrato para todos os processos.
Caso o usuário informe que "Sim" e não haja nenhum processo pago serão alteradas as seguintes informações: Tipo do Contrato, Empresa Pagadora e Empresa Faturada para o contrato e os processos que estiverem a pagar. Caso haja algum processo pago, o contrato será alterado, porém os processos que estão a pagar não serão alterados.
Caso o usuário clique em "Não", serão alteradas somente as informações do contrato.


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Planos de Reajustes

Este folder (Figura 3) permite que sejam inseridos planos de reajustes para o contrato de serviço.

Figura 3

 
Depois de inseridos esses dados clicar em Gravar.

O cadastro do contrato está pronto, agora é necessário inserir Itens no contrato.

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Vinculando Itens no Contrato de Serviço

Os itens contratos (Figura 4), que são serviços dentro do Sistema Uau!, podem ser inseridos de duas maneiras em um contrato de serviço: Utilizando a tela de manutenção de contratos ou através de Drag and Drop entre as telas Composições Gerais, Planilha Orçamentária ou Planejamento da Obra. Além disso, é permitida a utilização de Itens de Estrutura.

Incluir serviços a partir da tela de Manutenção de Contrato:

1 – Execute o Módulo Obras
2 – Entre na tela Contrato de Materiais e Serviços
2.1 Menu Contratos
2.2 Submenu Contrato de Materiais e Serviços
3 – Selecione a Obra
4 – Selecione o Contrato
5 – Duplo-clique no contrato selecionado para abrir a Manutenção de Contrato
6 – Folder Itens do Contrato

Figura 4


Utilizando o folder Itens do Contrato, os materiais e serviços podem ser inseridos das seguintes formas:

    Os botões numerados de 1 (um) a 4 (quatro) são configurados para buscarem tanto Serviços quanto Materiais, dependendo da opção que estiver selecionada em Configurar Botões (Podendo o usuário marcar opção de Serviço ou Material). No Caso de Contratos Mistos, ambos estarão habilitados, sendo que nos demais tipos de contrato apenas a opção pertinente estará habilitada e consequentemente selecionada.

1. Serviços ou Materiais Cotados: Clicando na opção Cotados, serão listados os serviços ou materiais cotados através de uma cotação de serviços ou cotação de materiais para contrato, referentes ao fornecedor, para que sejam vinculados a um contrato. Para adicionar um serviço ou material cotado ao contrato, basta selecionar um ou mais registros e clicar em Selecionar ou dar Duplo-Clique no mesmo. Caso um dos serviços que esteja sendo gravado, seja originado da Planilha Orçamentária, será mostrada uma mensagem de confirmação perguntando se deseja adicionar também a estrutura do serviço que está sendo gravado caso ela exista. Após o contrato possuir itens de contrato, o fornecedor do mesmo será travado para não mais ser alterado.

2. Serviços de Composições Gerais ou Insumos Gerais: Clicando opção Gerais  (Composições Gerais quando a opção Serviço estiver selecionada) ou (Insumos Gerais quando a opção Material estiver selecionada), serão listados os serviços ou insumos(materiais) cadastrados em Composições Gerais ou Insumos Gerais. Para adicionar, basta selecionar os registros desejados e clicar em Selecionar ou dar Duplo-Clique no mesmo.

3. Serviços ou Materiais dos Orçamentos:
Clicando na opção Orçados, serão listados os serviços ou materiais orçados da obra vindos da Planilha Orçamentária, e para adicioná-los ao contrato, basta selecionar os registros desejados e clicar em Selecionar ou dar Duplo-Clique no mesmo. Neste caso, se o serviço orçado possuir estruturas, as mesmas serão adicionadas ao contrato juntamente com o seu item.

4. Serviços ou Materiais do Planejamento: Clicando na opção Plajenados, serão listados os serviços ou materiais planejados vindos do Planejamento da Obra, e para adicioná-los ao contrato, basta selecionar os registros desejados e clicar em Selecionar ou dar Duplo-Clique no mesmo.

Após adicionado um item de serviço ao contrato o usuário poderá vinculá-lo ao planejamento clicando no botão destacado na figura com o número 5.

5. Serviços e Estruturas/Planejadas, Insumos Planejado: Escolha a opção desejada "SI's ou Serviços" e clique em Vinc. Plan da seção de Vínculos do Item com o Planejamento, serão listados os insumos, serviços ou estruturas, dependendo da linha selecionada no grid acima, para que seja escolhido quais serão os vínculos com o planejamento. Uma vez vinculado o item ao planejamento, todos os acompanhamentos feitos para o item do contrato irá refletir sobre seu vínculo com o planejamento, ficando permitida a alteração desse acompanhamento somente pela tela de Acompanhamento de Contrato. Veja algumas restrições a respeito dos vínculos com o planejamento:
  • Um item de Material não pode possuir vínculo com Serviços, sendo que quando um item de material é selecionado o botão Serviços é desabilitado.
  • O Item do Contrato poderá possuir vínculo com serviços de diferentes itens do planejamento, ou seja, poderá ter vários vínculos;
  • A Estrutura do item do contrato só poderá ter uma única estrutura do planejamento vinculada, desde que o item não possua vínculo com o planejamento;
  • O Item do contrato que possuir estrutura poderá ser vinculado a um serviço do planejamento desde que suas estruturas não possuam vínculo com o planejamento;
  • Se um item do contrato foi vinculado aos insumos planejados (Pela opção "SI's"), todos os demais itens deverão ser vinculados a algum insumo planejado.
  • Cada SI's vinculada ao item do contrato aparecerão no Folder "Insumos vinculados" (são os vínculos do Contrato com o Planejamento). Uma vez informado vinculo ao item do contrato com insumo planejado, o sistema não permite que seja feita alteração nos insumo vinculados no folder "Insumos Vinculados". Se excluir o insumo o sistema o retira  automaticamente dos itens que tinha sido inserido, facilitando todo o trabalho para o usuário.
  • Cada SI's vinculado ao item do contrato possui uma coluna "Total" e uma coluna "%".
    • Total: Esta coluna informa quando está vinculado ao item
    • %: Esta coluna informa a porcentagem da SI's em relação ao valor Vinculado da SI's no contrato (folder "Insumos vinculados").
    • As SI's devem estar vinculadas 100% nos itens do contrato (caso esteja vinculada por item).
Figura 5


1 - SI vinculada ao item do contrato. Esta SI possui um valor total de 150,00 neste vinculo e com 42,86 %:
42,86% da SI 3 está vinculado neste item do contrato. O restante 57,14% está distribuída em outro item do contrato, o item 2 do contrato 'Tubo'.
      % = Valor Total do SI' no item (150,00) em relação ao valor Vinculado o Contrato (350,00).
2 - SI vinculada ao item do contrato. Esta SI possui um valor total de 50 neste vinculo e com 100 %:
100% da SI 4 está vinculado neste item do contrato. 
% = Valor Total do SI' no item (50) em relação ao valor Vinculado o Contrato (50).
34 - SI's vinculado ao contrato.

Na figura 4 mostrada  a estrutura 'COZINHA' do item de estrutura 'PRIMEIRO PAVIMENTO' está vinculada a também estrutura 'COZINHA' do item de estrutura 'PRIMEIRO PAVIMENTO', item '01.01', produto '1999' e contrato '1' do planejamento.

Incluir serviços utilizando a tela de  Composições Gerais:

 
1 – Execute o Módulo Obras
2 – Entre na tela Contrato de Materiais e Serviços
2.1 Menu Contratos
2.2 Submenu Contrato de Materiais e Serviços
3 – Selecione a Obra
4 – Selecione o Contrato
5 – Vá até o Menu Geral
6 – Submenu Composições Gerais
7 – Coloque as duas telas lado a lado  
8 – Selecione a composição que deseja vincular como item no contrato
9 – Arraste a composição para o grid Itens do Contrato

Incluir insumos utilizando a tela de  Insumos Gerais:

 
1 – Execute o Módulo Obras
2 – Entre na tela Contrato de Materiais e Serviços
2.1 Menu Contratos
2.2 Submenu Contrato de Materiais e Serviços
3 – Selecione a Obra
4 – Selecione o Contrato
5 – Vá até o Menu Geral
6 – Submenu Insumos Gerais
7 – Coloque as duas telas lado a lado  
8 – Selecione o insumo que deseja vincular como item no contrato
9 – Arraste a composição para o grid Itens do Contrato

Incluir materiais ou serviços utilizando a tela de Planejamento da Obra:

1 – Execute o Módulo Obras
2 – Entre na tela Contrato de Materiais e Serviços
2.1 Menu Contratos
2.2 Submenu Contrato de Materiais e Serviços
3 – Selecione a Obra
4 – Selecione o Contrato
5 – Vá até o Obras
6 – Submenu Planejamento da Obra
7 – Coloque as duas telas lado a lado 
8 – Selecione o serviço ou insumo do planejamento que deseja vincular como item no contrato
9 – Arraste a composição para o grid Itens do Contrato 

Incluir materiais ou serviços utilizando a tela de Planilha Orçamentária:

1 – Execute o Módulo Obras
2 – Entre na tela Contrato de Materiais e Serviços
2.1 Menu Contratos
2.2 Submenu Contrato de Materiais e Serviços
3 – Selecione a Obra
4 – Selecione o Contrato
5 – Vá até o Obras
6 – Submenu Planilha Orçamentária
7 – Coloque as duas telas lado a lado 
8 – Selecione o serviço ou o insumo da planilha orçamentária que deseja vincular como item no contrato
9 – Arraste a composição para o grid Itens do Contrato 
 
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Vinculando Estrutura a um Item do Contrato de Material/Serviço

    A tela de contratos de serviços permite ao usuário vincular uma estrutura a itens do contrato, sendo estes do tipo material ou serviço, quando o usuário faz a inclusão de um serviço vinculado ao planejamento e este serviço possui estruturas o usuário tem a opção de trazer todos os itens da estrutura vinculada a este serviço, no entanto para material esta opção não esta disponível, uma vez que no planejamento só é permitido vincular uma estrutura a um serviço e não para material, a opção de vincular uma estrutura a um material só estará disponível na tela de contratos.
Para vincular uma estrutura a um item do contrato sendo este material ou serviço basta realizar o processo baixo:

  1. Acesse o Menu Obras
  2. Opção Estruturas
  3. Coloque as telas lado a lado
  4. Selecione na tela de contratos o item de serviço/material para qual deseja vincular a estrutura.
  5. Selecione o(s) itens da estrutura e arraste para o item selecionado do contrato selecionado, conforme imagem




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Parametrizar os Itens do Contrato

A tela de Contratos de Serviços (Figura 6) permite ao usuário inserir novos contratos de serviços, imprimir o contrato selecionado e filtrar os adiantamentos vinculados do contrato, através do botão Filtro NF, que só será habilitada se a opção de visualização for adiantamentos, conforme vemos na Figura 12, e também duplicar um contrato.

Figura 6

 
No grid "Itens do Contrato", pode-se alterar as unidades dos itens já inseridos e que ainda não estejam com o contrato aprovados.

Para um item do tipo "1 - Material", ao selecionar o detalhamento da coluna "Unid.", vai mostrar apenas as unidades cadastradas e vinculadas ao insumo relacionado, conforme cadastradas na tela "Insumos Gerais" no folder "Unidades", e visualizadas nas imagens Figura 6-AFigura 6-B abaixo.

Figura 6-A



Figura 6-B

Já para um item do tipo "0 - Serviço", ao selecionar o detalhamento da coluna "Unid.", vai mostrar as unidades que estejam cadastradas na tela "Cadastro de Unidades" e que estejam com status "0 - Ativo", como mostra as imagens Figura 6-CFigura 6-D abaixo.

Figura 6-C


Figura 6-D


Depois de realizado o procedimento cadastro do contrato e inclusão dos itens, é necessário parametrizar estes itens.

Figura 7


    Na tela de duplicar o contrato é necessário informar uma empresa e obra, que irá receber o contrato duplicado, ou seja para qual empresa e obra deseja duplicar o contrato, deverá ser informado também quais parametrizações deseja duplicar (Vinculo com o planejamento, Desconto, Reajuste, Estrutura e Vinculo ao serviço). A cada parâmetro selecionado, será verificado se o contrato original que está selecionado para ser duplicado possui essas configurações, onde será verificado também se a empresa e obra selecionada é igual a empresa e obra do contrato original, pois os vinculos com o planejamento e ao serviço só serão duplicados entre empresas e obras iguais.

Após selecionados os parâmetros basta clicar no botão gravar, e o contrato será duplicado e gravado na empresa e obra selecionada.

    Descontos (%) e Descontos (R$): Retenções ou impostos que serão descontados do fornecedor. Um item pode ter vários descontos com suas respectivas regras. O sistema utiliza uma Relação de Descontos previamente cadastrados.
    Cada desconto possui em seu cadastro um tipo, onde cada tipo pode ter um valor mínimo para retenção cadastrado por empresa, ou seja, se um desconto é do tipo INSS, e o mesmo possui um valor mínimo de R$ 100,00, e se seu desconto no contrato for de R$ 95,00, esse desconto não será considerado na medição especifica para a empresa cadastrada.
 
    Para Inserir um desconto existem dois procedimentos: Através da tela de Manutenção de Contrato ou através do drag and drop da tela de Descontos de Contratos x Contrato de Materiais e Serviços. Os descontos de contrato podem existir por valor porcentual, porcentual e fixo, ou somente fixo.
1 – Detalhe a coluna descontos do item do contrato;
2 – Vá até o Menu Geral;
3 – Submenu Parâmetros de Contratos;
4 – Opção Descontos;
5 – Coloque as duas telas (Descontos de Contrato e Contrato de Materiais e Serviços) lado a lado;
 

Figura 8
 

6 – Selecione o desconto a ser inserido e arraste para dentro da janela de descontos do item do contrato;

Importante: Para levar um desconto para todos os itens, Selecione Todos os itens primeiramente.

1 – Selecione o Contrato
2 – Duplo-clique no contrato selecionado para abrir a Manutenção de Contrato
3 – Folder Itens do Contrato
4 – Selecione o item de contrato

ou tente um caminho mais curto,

1 – Selecione o Contrato
2 – Duplo-clique no item do contrato para abrir a Manutenção de Contrato

Obs.: Utilizando este caminho, a tela de manutenção já será aberta apontando para o item de contrato selecionado.

Figura 9


Para inserir o desconto, observe se o item do contrato é o desejado, clique no botão Descontos , serão listados os descontos do contrato.



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Opções de Visualizações do Contrato de Materiais e Serviços


Existem várias formas de visualizações dos contratos de serviços, segue abaixo (Figura 9):

Figura 10
  

Para saber qual situação o contrato encontra-se, basta utilizar qualquer uma das opções em Situações, pode-se selecionar somente uma, e clicar em buscar.

Existem também os seguintes comandos para mudar as visões da tela:
Tipos de Visualizações dos Itens do Contrato de Materiais e Serviços:
 
Botão Relatórios: Clicando nesse botão aparecem três opções de visualização/impressão do Contrato de Materiais e Serviços;

Figura 11
 


    Na opção de visualização dos Adiantamentos dos Contratos, o usuário tem a opção de visualizar as parcelas do processo vinculado clicando no número do Adiantamento do grid, conforme Figura 11.
No detalhamento de Parcela(s) do Processo, o usuário tem a opção de visualizar a(s) Nota(s) Fiscal(is) Vinculado clicando no número do documento fiscal, conforme vemos na Figura 19.
Figura 12

   
 Figura 13


Figura 14

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Vínculo do Contrato com o Planejamento

Esta opção no Uau! (Figura 16) tem por finalidade, permitir vincular contratos de serviços a insumos do planejado, controlando o valor contratado em relação ao planejamento da Obra.

Ao montar um contrato, o usuário terá como opção, vinculá-lo totalmente ao planejamento antes de ser aprovado, assim o valor contratado será controlado, não permitindo que ele seja maior que o planejamento disponível para a obra.

Passos para vincular o contrato ao Planejamento:

1 – Módulo Obras;
2 – Menu Contratos;
3 – Submenu Contrato de Materiais e Serviços;
4 – Selecionar a Obra;
5 – Selecionar o Contrato;
6 – Dê duplo-clique no Contrato selecionado para abrir a tela de manutenção;
5 – Selecione o folder Insumo Vinculado

Figura 16



    Neste folder temos:
    Continuando então o procedimento de vínculo:

6 - Selecione a(s) si(s) pendente(s) a ser (em) vinculada(s) ao contrato;

7 - Após vincular as si's ao item do contrato, basta distribuir os valores vinculados;

    Ao distribuir os valores devem ser consideradas algumas restrições:
8 – Após realizar os procedimentos, clique no botão Gravar para que as informações sejam confirmadas
 
    Após vincular o contrato com o planejamento, será possível aprovar o mesmo, continuando com o processo normal para realizar acompanhamentosmedições de um contrato;  
 
No Planejamento da obra, ao tentar alterar um insumo do tipo medição ou um serviço que contenha insumos do tipo medição, serão considerados os valores que foram vinculados a contratos:

Opção de bloquear aprovação de contratos que não estejam totalmente vinculados ao planejamento, consulte configurações da empresa

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Adicionar Adiantamento ao Contrato de Materiais e Serviços

    Para criar um processo de adiantamento do contrato existem quatro caminhos distintos: Assistente de Pagamento, Pedido de Compra, Contas a Pagar, e agora na própria tela de manutenção de contrato, como mostrado abaixo.

Figura 17


No folder de Adiantamentos do Contrato, é possível visualizar todos os adiantamentos do contrato.
1. O botão de 'Adiantamentos' chama a tela de Manutenção de Adiantamento de Contrato;
2. O botão 'Filtro NF' chama a tela de Filtro NF;
3. No grid de 'Processos de Adiantamentos', serão visualizados os adiantamentos do contrato mostrando as seguintes informações:

    Para criar um novo adiantamento: Clique no botão <Incluir Adiantamento> para chamar a tela de Manutenção de Adiantamento de Contrato.

    No grid de Adiantamentos, o usuário tem a opção de visualizar as parcelas do processo clicando no número do adiantamento, conforme vemos na Figura 18, que mostrará as seguintes informações:

Figura 18


    No grid de Parcela (s) do Processo, o usuário tem a opção de visualizar a (s) Nota (s) Fiscal (is) Vinculado clicando no número do documento fiscal, conforme vemos na Figura 19.

Figura 19



Novo

Regras para inclusão de processos de desconto vinculado como adiantamento de contrato:

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Adicionar outros Fornecedores ao Contrato de Materiais e Serviços

    Para adicionar outros fornecedores, além do contratado, é necessário marcar a opção de Múltiplos Contratados, onde a aba 'Fornecedores' será habilitada, permitindo assim a inserção de novos fornecedores, depois é só clicar no botão Novo, onde poderá selecionar qualquer fornecedor, que serão mostrados no grid de 'Fornecedores Vinculados', onde o usuário poderá excluir qualquer fornecedor, conforme vemos na figura 20.

Figura 20


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Aprovações de contrato

    De acordo com o "número  de confirmações necessárias para a aprovação de contrato" no cadastro de empresas / folder Config.Obras/SGQ/Suprimentos , será habilitada na coluna "Status" a opção de inserir as aprovações através de um popup . É permitida apenas uma aprovação por usuário e a sua alteração é restringida ao próprio usuário que aprovou (Podendo ser alterado por um usuário diferente se o mesmo tiver permissão no programa PRM_OBRUSUINATCONTRATO).  No instante da confirmação será gravado o login do usuário e a data em que a confirmação está sendo feita.



    A imagem àcima demonstra o popup que permite a inclusão das aprovações para o contrato. Através do detalhamento da coluna "Conf." o usuário pode selecionar a opção 'Sim' se desejar fazer a aprovação ou 'Não' se desejar cancelá-la. 


   Quando atingir a quantidade de aprovações nescessária as aprovações sumirão deste grid acima e passará para o grid histórico de aprovações ilustrada abaixo, que pode ser acessado no folder histórico e depois histórico de aprovações.



    Pode-se aprovar o contrato também pela tela de manutenção, no folder Aprovações, como na figura abaixo.



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Aditivo de contrato

     Para trabalhar com controle de aditivos de contrato, basta selecionar a opção de aditivo de contrato na configuração da empresa, como mostra a figura a baixo.




    Depois basta ir à tela de contrato de material de serviço e selecionar a visão de  'Aditivos'.




    Ao selecionar a visão de aditivos, poderá se criado um aditivo selecionando a empresa, a obra e o contrato que deseja-se criar um aditivo, pois assim o contrato poderá ficar aprovado enquanto altera os dados do contrato.

    A visão possui um grid onde é mostrado os dados do aditivo, e os itens do aditivo. No grid superior é apresentado o valor do contrato selecionado para criar o aditivo e o valor do aditivo, mostrando também a diferença entre os dois o percentuais que essa diferença corresponde sobre o valor total do contrato e o valor que o contrato irá ficar ao realizar a importação do aditivo. No grid inferior também mostra essa diferença e o percentual por itens. Para criar um aditivo basta selecionar o contrato no controle seguinte a empresa e obra e clicar em 'Novo', na barra superior, o aditivo será criado a partir dos dados do contrato selecionado, com os itens em branco.

    Para inserir os itens do aditivo basta apenas clicar nos botões na barra superior ao grid de itens do aditivo, onde poderá selecionar itens de: Cotação, Insumos Gerais ou Composições Gerais, Orçados, Planejados, poderá também selecionar os itens do contrato para altera-los e também poderá inserir itens de pedido que ainda não estão em cotação, sendo que poderão ser selecionados o mesmo item de pedidos diferentes, e também o mesmo item de cotações diferentes, somando assim suas quantidades ao inserir nos itens do aditivo. Também poderá ser adicionado ao um item de aditivo, uma estrutura, para isso basta ir à tela de estrutura no menu Obras, e arrastá-la para o serviço/material desejado.

    Lembrando que ao selecionar um serviço de qualquer origem, Geral, Planejado, Orçado, Cotado ou Pedido, será verificado se o serviço existe no contrato, e caso exista será verificado também se o serviço possui estrutura, e caso possua a estrutura no contrato, será adicionada no aditivo. Ao adicionar serviços de pedido ou cotação no aditivo que já estejam no contrato e tenham estrutura, será exibida no grid de itens do aditivo uma coluna que irá informar a quantidade dos itens de pedido ou cotação, 'Qtde Pedido/Cotação', para que a quantidade seja distribuída na estrutura. Quando for selecionado o mesmo serviço de pedidos diferentes ou de cotações diferentes, será somada a quantidade dos serviços na coluna 'Qtde Pedido/Cotação', isso se o serviço/material possuir estrutura, caso não possua será somada as quantidades na coluna 'Quantidade'. Para excluir toda a estrutura do contrato, basta excluí-la no aditivo, assim ao importar o aditivo ela será excluída, para excluir apenas um item da estrutura basta zerar sua quantidade que será excluído. Veja a figura a baixo.



    Ao acrescentar todos os itens no aditivo e alterá-los de acordo com a necessidade, agora será realizada a importação para o contrato. Para realizar a importação basta ir à tela de manutenção do contrato e clicar no botão 'Imp Adit', como mostra a figura abaixo. Lembrando que o contrato antes precisa ser totalmente aprovado, e caso a empresa esteja configurada para múltiplas aprovações, será necessário que todas as aprovações tenham sido feitas, assim basta colocar o contrato em aditivo e realizar a importação.
    É preciso realizar a aprovação para que ao desfazer a importação os dados sejam retornados para o contrato de acordo com o último histórico de aprovações, com todos os itens do histórico com suas respectivas quantidades e valores.


    Assim irá aparecer uma tela com os aditivos correspondentes ao contrato, lembrando que só será importado um aditivo por vez, e esse aditivo tem que estar com o status de '1 - Aprovado'. Ao realizar a importação os itens que foram adicionados ao aditivo e suas estruturas, serão importadas para o contrato, porém somente suas quantidades serão atualizadas, os demais ajustes como, descontos, vínculos e adiantamentos, serão feitos na tela de manutenção do contrato.

    Para que um item que esteja no contrato seja excluído, basta levá-lo para o aditivo e 'Zerar' sua quantidade, assim ao importá-lo, ele ficará com sua quantidade zerada, assim ao gravar o contrato ele será excluído, caso possa ser.

    Após realizar a importação, poderá também desfazer essa importação quando já estiver gravado os novos dados no contrato. Basta clicar no botão 'Desf Imp' para desfazer a importação, como mostra a figura abaixo:



    Quando a importação é desfeita os itens do contrato são retornados como eram antes da importação, com suas quantidades e preços originais, porém os demais ajustes como desconto, adiantamento e vínculos , serão atualizados na tela de manutenção do contrato. Ao realizar a importação o status do aditivo, muda automaticamente para '2 - Importado' e ao realizar a aprovação do contrato com o aditivo importado o status deste aditivo irá ser atualizado para '3 - Contrato Aprovado' sendo assim esse aditivo que foi aprovado no contrato será finalizado, e para alterar os dados que ficarão no contrato, será criado um novo aditivo para a alteração dos dados.