Ficha de Registro


No Uau!, para o módulo de Folha de Pagamento, na Ficha de Registro, o usuário pode cadastrar por matrícula de funcionário (apenas quando esta matrícula não estiver na situação de 'Demitido'): Movimentação FixaMovimentação Mensal / Obra, Ficha de Ocorrência, LicençasFérias, DependentesVacinas de Dependentes, EmpréstimosAtestado e Histórico de Cargos.

Nesta tela temos uma visão geral da situação e movimentação do funcionário no período em que esteve vinculado à empresa. Podemos gerar movimentações de férias, licença, dependentes, também podemos incluir eventos que influenciarão no cálculo do salário, de férias ou mesmo da rescisão.
Outra funcionalidade da tela é emissão das etiquetas de contrato de trabalho, alteração salarial e outras, como também a emissão de crachá, se a empresa assim decidir.
Uma funcionalidade de grande utilização é a possilibidade de fazer transferências de um ou mais funcionários no mesmo momento, utilizando o ícone "Transferência".

Observações:

Os lançamentos de movimentação podem ser feitos para funcionários nas seguintes situações:

1. Execute o Módulo Folha
2. Clique no menu Folha
3. Clique no submenu Ficha de Registro
4. Selecionar os Funcionários;



Existe a opção de alterar o valor unitário do vale transporte usando o copiar e colar atualizando o registro na tabela. Esta alteração é realizada através da coluna 'Valor Vale Transporte' no grid 'Funcionários'.

Nesta tela poderá visualizar os registros do Funcionário, sendo possível filtrar por Empresa/Obra, Funcionário, Importação, Cargo, Período Admissão, Situação;
Com um duplo click em um item do grid 'Funcionários', será carregado a tela de Manutenção de Pessoas onde contém os dados do funcionário.

Botões:

- Funcionário - abre tela de Cadastro de Funcionário, que possibilita o cadastro de novas matrículas e também a geração de ocorrências;
- Etiqueta - Emissão de Etiquetas Contrato de Trabalho.;
- Crachá - Emissão de Crachá.
- Mov. Mensal - Inicializa a tela que faz a gravação do mesmo evento na mesma movimentação mensal para mais de um funcionário.
Vale Transporte
- Importação - Inicializa a tela de Importação do Ponto Eletrônico;
- Transferência- Ícone que será utilizado para fazer a transferência de um ou mais funcionários selecionando a empresa/obra de destino;
- Aplica - Ícone que será utilizado para alteração de Empresa/Obra pagadora selecionado no botão Emp/Obra Pagadora para os funcionários selecionados;
- Apropriação - Ícone que será utilizado para inicializar a tela de Apropriação de Mão de Obra;
- Novo - Inicializa a tela de Cadastro e Manutenção de acordo com o folder selecionado, permitindo a inserção de novas movimentações;
- Abrir - Inicializa a tela de Cadastro e Manutenção de acordo com o registro selecionado em um dos folders disponíveis na parte inferior da tela;
- Sair - Finaliza a tela Ficha de Registro

Folders(Visões):

Movimentação Fixa
Movimentação Mensal Geral/Obra
Lançamento mensal de proventos e descontos
Ficha de Ocorrência
Licenças
Programação de Férias
Dependentes
Vacinas Dependentes
Declaração Escolar Dependentes
Empréstimos
Atestado
Histórico de Cargos
Layout importação de pagamento de funcionários

Incluir um dado:

1. Seleciona uma dos folders de visão (Movimentação, Ficha Ocorrência, etc.);
2. Clique no botão Novo;
3. Na tela de cadastro/manutenção informe os dados necessários da tab selecionada, correspondente a tipo de dado.
   

Excluir um dado:

Para excluir um dado, basta pressionar a tecla Del, ou fazer um Drag-Drop para a área de exclusão de dados , desde que este dado não seja do Cônjuge, que pode ser encontrado na tela de Grau Parentesco.


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Lançamento Mensal de Proventos e Descontos:




Obs.: Veja informações sobre o cálculo com eventos parametrizados para conversão da parte fracionária de horas em minutos.

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Vale Transporte - Vínculo Trecho/Funcionários:

A tela de Vínculo Trecho/Funcionário exibe os funcionários de acordo com o filtro utilizado na tela ficha de registro, permitindo lançar para eles a quantidade diária de vale transporte a ser utilizada no trecho selecionado. Após alteração da coluna Qtd. Diária, o Total Diário é atualizado com a multiplicação da primeira coluna e o Preço Unit.



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Importação Folha de Ponto:

A tela de Importação da Folha que exibe a folha de ponto eletrônica.
Nesta tela será possível ver antes de importar os registros do arquivo com os correspondentes dentro do sistema UAU!.
Após conferência, ao gravar os registros deste arquivo serão gravados na movimentação mensal com os eventos correspondentes.

Importante vincular os registros do arquivo com os registros do UAU!:
De/para da empresa - no cadastro da empresa em configurações gerais no campo "Cód. Empresa" em "Importação\Exportação". Não será aceito registro com "00000", pois para o sistema será interpretado como se a empresa estivesse vazia;
De/para dos funcionários - é a matrícula do funcionário no cadastro de funcionários (Ficha Funcional), sendo que esta matrícula pode ser alterada no UAU!.
De/para de eventos - campo "Código Evento Ponto" criado no cadastro de proventos e descontos.
Mês de referência - mês aberto no UAU!.




 Validações ao importar o arquivo de registro de ponto.
Validações ao gravar a importação.

Layout de Importação de Pagamento de Funcionários UAU!

INSTRUÇÕES GERAIS
Observação:

    C1- O campo matrícula deve ser o mesmo código no sistema Uau e no de Folha de Pagamento;
    C2 – Será verificado seu conteúdo somente se o Tipo for de 0 - Quantidade;
    C3 – Será verificado seu conteúdo somente se o Tipo for de 1 - Valor;
    Veja informações sobre o cálculo com eventos parametrizados para conversão da parte fracionária de horas em minutos.
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Transferência de funcionários:

A tela de Transferência de funcionários exibirá todos os funcionários da ficha de registro (empresa e obra que foram selecionados) para poder fazer a transferência desses funcionários para outra empresa/obra de destino, sendo que as empresas devam estar com o mesmo mês aberto, e o(s) funcionário(s) não devem ter cálculos gerados na empresa/obra de origem. Não será possível selecionar mais de uma empresa/obra de destino.
Será necessário selecionar a data da ocorrência da transferência, sendo que esta data deverá estar no mês aberto da empresa selecionada.



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Aplicar Emp/Obra Pagadora / Tipo Emissão:

Nesta opção será possível alteração da Empresa e Obra pagadora por funcionário. Selecione a Empresa e Obra no botão Emp/Obra Pagadora, selecione os funcionários que deseja alteração e click no ícone Aplicar.
Nesta opção também será possível alteração o tipo de emissão de pagamento por funcionário. Selecione a Empresa e Obra no botão Tipo Emissão, selecione os funcionários que deseja alteração e click no ícone Aplicar.



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Movimentação Fixa:

Na tela de Provento/Desconto Fixo, permite que o usuário cadastre Proventos ou Descontos que podem ser fixos por funcionário, informando o provento ou desconto, terá a opção de informar a quantidade ou o valor do provento/desconto, habilitando uma das opções que já esta definida no cadastro de proventos e descontos.

Ao selecionar o provento/desconto o usuário não precisa selecionar a origem, pois as opções de escolha serão dos eventos com personalização Geral, ficando na responsabilidade do sistema identificar se o evento tem personalização por empresa ou por funcionário.

Ao selecionar um provento/desconto para inclusão o sistema fará as seguintes validações:
Mesmo com situação do funcionário 'Demitido', é possível registrar novos lançamentos pois pode haver o cálculo de rescisão complementar.
Obs.: Para cálculo de rescisão, os eventos na movimentação fixa são calculados como base de remuneração.
        Ao fazer alguma alteração em algum evento da movimentação fixa, será gravado um anexo com o comentário referente à alteração, mostrando como era antes e como está depois de sofrer a alteração, o usuário que fez a alteração e a data de alteração.
        Ao excluir algum evento da movimentação fixa, será criado um log na lista de eventos, dentro do menu 'Utilitários' submenu 'Lista de eventos' mostrando o evento que foi excluído, uma breve descrição de como era o evento, usuário que fez a exclusão e a data de exclusão.
Veja informações sobre o cálculo com eventos parametrizados para conversão da parte fracionária de horas em minutos.
No Grid geral é possível filtrar no folder os registros de proventos ou descontos fixos por funcionário de acordo com os campos Proventos/Descontos ou Tipo P/D :



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Movimentação Mensal Geral/Obra:

Na tela de Ficha de Registro permite que o usuário cadastre as movimentações feitas pelos funcionários:

Para selecionar o provento/desconto o usuário deverá selecionar a origem, sendo que Geral, irá listar os proventos/descontos de parametrização geral e Funcionário(s), irá listar os proventos/descontos com parametrizadas personalizada por funcionário listando,nome do funcionário, empresa e obra.

Obs.: Escolhendo a origem Funcionário(s) a opção de informar apenas o código de provento/desconto para que ele busque os dados ficará indisponível, pois poderá existir o código de provento/desconto mais de uma vez.
Ao fazer alguma alteração em algum evento da movimentação mensal geral ou movimentação mensal por obra, será gravado um anexo com o comentário referente à alteração, mostrando como era antes e como está depois de sofrer a alteração, o usuário que fez a alteração e a data de alteração.
Ao excluir algum evento da movimentação mensal geral ou movimentação mensal por obra, será criado um log na lista de eventos, dentro do menu 'Utilitários' submenu 'Lista de eventos' mostrando o evento que foi excluído, uma breve descrição de como era o evento, usuário que fez a exclusão e a data de exclusão.
Veja informações sobre o cálculo com eventos parametrizados para conversão da parte fracionária de horas em minutos.

Ao selecionar um provento/desconto para inclusão o sistema fará as seguintes validações:
No Grid geral é possível filtrar no folder os registros de movimentação por funcionário de acordo com os campos Proventos/Descontos, Tipo P/D, Mês Movimento e Movimentação.


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Ficha de Ocorrência:

Na tela de Ficha de Registro permite que o usuário cadastre as ocorrências dos funcionários, sendo estes tipos de ocorrências pré-cadastradas no cadastro de tipos de ocorrência, na tela de Dados do Funcionário. Exceto as ocorrências que estão relacionadas no Cadastro de Funcionários. O Botão Excluir só estará habilitado se a matrícula selecionada não tiver nenhum processo de folha e que não seja ocorrência de admissão, demissão ou mudança de quantidade de férias vencidas / efetivadas.

Ocorrências que não podem ser alteradas ou excluídas:
01 - Admissão
02 - Demissão
07 - Início de Férias
08 - Retorno de Férias
12 - Início de Licença
13 - Retorno de Licença
31 - Término de Vínculo
35 - Valor negativo no cálculo do IRRF

Ocorrências que podem ser excluídas ou alterar o campo Sefip:
03 - Transferência de Origem
04 - Transferência de Destino
05 - Falta
06 - Atraso
11 - Horas Extras Mensais
17 - Mudança de Nome do Empregado
18 - Mudança de Matrícula
19 - Mudança de Data de Nascimento
20 - Alteração Salarial
21 - Mudança de Função
22 - Mudança CTPS
23 - Mudança PIS/PASEP
24 - Mudança CBO
25 - Mudança de Endereço
26 - Mudança de Data de Admissão
27 - Rescisão Complementar
28 - Mudança Férias Efetivadas e Vencidas
29 - Mudança de Tipo de Movimentação

O restante das ocorrências podem ser integralmente alteradas, ou excluídas.





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Licenças:

Na tela de Licenças poderá ser cadastradas as licenças relacionadas ao funcionário, onde informará o motivo da licença que já esta pré-cadastrada na tela de Dados do Funcionário, Data início e Data término da licença.

No Grid geral é possível filtrar no folder os registros de Licenças de acordo com os campos Motivo da Licença e Período da Licença.






Observações

Quantidade de horas cadastrada na ficha de registro: 220 horas mês
Salário hora: R$3,50 (três reais e cinqüenta centavos)

Salário Base: (220 * 3,50) = 770,00  (Setecentos e setenta reais)

Início da Licença: 10/01/2011 

Os 15 primeiros dias e de responsabilidade da empresa

5 (Cinco) dias de gozo de licença: Para encontrar o valor do desconto "170 - Gozo de Licença" - o sistema irá calcular o salário base proporcional aos dias de gozo da licença para encontrar o valor do desconto neste cenário, faremos o seguinte cálculo:(770,00/30)*5 = 128,33.

Para ajustar o valor do desconto, será gerado o provento “174 – Dev. Licença Horista” com o mesmo valor do desconto 170.

Retorno da Licença: 20/03/2011

20 (Vinte) dias de gozo de licença: no mês de março, neste mês o sistema utilizara a mesma formula aplicada no início da licença para encontrar o valor do desconto "170 - Gozo de Licença" e ajustará este valor com o provento “174 – Dev. Licença Horista”.

Para o mês de Fevereiro/2011 em que o funcionário não teve movimentação, neste caso o sistema irá considerar o salário base para informar a base de cálculo do FGTS.

LICENÇA MATERNIDADE:

TIPO SALÁRIO: Mensal, Quinzenal, Semanal, Diário, Horista

Sempre que houver licença maternidade o usuário deverá lançar na movimentação mensal da funcionária o evento 105, com o valor proporcional aos dias em que a funcionária ficou de licença maternidade no mês. Este procedimento deve ser repetido para todos os meses em que a mesma encontra-se de licença.

O evento 105 é utilizado para deduzir do INSS da empresa o valor pago para a funcionária. Pois neste caso a empresa paga o salário da funcionária, e depois deduz o valor pago do INSS da empresa no SEFIP.
 

TIPO SALÁRIO: Pró-Labore

Para as funcionárias que tenha o tipo de salário igual a pró-labore, não deverá fazer o lançamento do evento 105 na movimentação mensal, pois para este tipo de salário o sistema só irá gerar cálculos de folha de pagamento dos dias efetivamente trabalhados, os meses em que esta funcionária encontrar-se de licença maternidade não haverá cálculo de folhauncionária encontrar-se de licença maternidade não será gerado nenhum cálculo de folha.

Inclusão/Alteração de licenças em mês folha fechado/calculado
Para que o usuário possa incluir/alterar licenças em mês folha fechado ou calculado, é necessário ter permissão no programa "FLALTERALICENCA". O motivo da licença não poderá ser alterado. Todas as inclusões/alterações serão gravadas e poderão ser visualizadas no folder Hist. Licenças.

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Programação de Férias:

Na tela de Ficha de Registro permite que o usuário cadastre aquisição de férias dos funcionários com suas programações.
É possível gravar uma aquisição sem programação de férias, bastando apenas não incluir programação e clicar no botão gravar superior.










Aquisição de Férias:
OBS.:
Será possível incluir aquisição de férias num peíodo, para isso será necessário que selecione o detalhe do ícone "novo" quando estiver em férias na ficha de registro e informe se deseja "gerar aquisição de férias por período", feito isso, o sistema abrirá a tela de programação de férias com o campo de período para início e término do ano que deseja gerar aquisição de férias. Lembrando que só será gravado ano aquisitivo de férias dependendo da data de admissão e data base do funcionário.
Programação de Férias: Para incluir uma nova programação  de férias

1. Clique na aba de Programação de Férias da tela Ficha de Registro;
2. Clique em Inserir na tela Ficha de Registro;
3. Clique no botão Novo;
4. Informe os dados necessários na parte de Aquisição de Férias;
    4.1. Informe as programações de férias para esta aquisição;
    4.2. Clique em Incluir (na aba de programação de férias) para incluir na grid;
    4.3. Clique em Novo (na aba de programação de férias) para incluir nova programação;
        4.3.1. Repita os passos 4.2 e 4.3 até que a quantidade de dias pendentes seja igual a zero;
5. Clique em Gravar

Observações:
O sistema calculará a quantidade de dias de férias pendentes, que ainda não foram programadas.
- A data inicial da aquisição das férias será o dia e mês da data base do funcionário e o ano digitado.
OBS.: Data Base é a data base de referência para cálculo de Férias que está cadastrada na tela de Cadastro de Funcionário.
- A data fim aquisição será calculada a partir da data inicial aquisição somada há 12 meses.
- Não é necessário informar a sequência para o cadastro, pois ele é gerado automaticamente.
- Ao inserir a data prevista inicial da programação de férias, a data prevista final será gerada automaticamente com a soma da quantidade de dias de férias à data inicial.
- Se tentar incluir uma data prevista de férias programadas que já existe para aquela aquisição, será somada a quantidade de dias existentes para aquela data prevista com a quantidade de dias que desejava incluir.
- O período das férias programadas deverá ser superior ao período de uma férias já programado anteriormente;
- A parte de Programação de Férias só será desabilitada após preencher o Ano Aquisição Férias.


Para filtrar os registros de Aquisição de Férias

Seleciona um Período Inicial;

Observações:
- O período inicial é uma busca de período pelas datas iniciais das aquisições de férias do funcionário.


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Dependentes:

Na tela de Cadastro de Dependente será permitido cadastrar um novo dependente por funcionário, informando o dependente já previamente cadastrado como uma pessoa e relacionado ao cadastro da pessoa do funcionário, caso o dependente não tenha o cadastro de pessoa, o usuário poderá chamar a tela de cadastro de pessoas pressionando o botão    para cadastrar uma nova pessoa e após o procedimento, selecionar esta pessoa na tela de cadastro de dependente.

Importante: Para ter acesso a tela de manutenção de dependentes e necessário estar com o foco no grid de dependentes.






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Vacinas de Dependentes:

Na tela de Vacinas de Dependente será permitido cadastrar as vacinas tomadas por cada dependente por funcionário, informando o dependente já previamente cadastrado como uma pessoa e relacionado ao cadastro da pessoa do funcionário, o tipo da vacina que também já foi pré-cadastrado na tela de Dados do Funcionário, o posto de saúde onde foi tomada a vacina, a data da vacina, o posto de saúde onde foi tomado o reforço da vacina e a data do reforço.

No Grid geral é possível filtrar no folder os registros das vacinas de acordo com o campo Tipo Vacina.

Importante: Para ter acesso a tela de manutenção de vacinas e necessário estar com o foco no grid de vacinas.




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Declaração Escolar de Dependentes:

Na tela de Declaração Escolar de Dependente será permitido cadastrar as declarações escolares tomadas por cada dependente por funcionário, informando o dependente já previamente cadastrado como uma pessoa e relacionado ao cadastro da pessoa do funcionário, a data da declaração, uma observação e um anexo (imagem da declaração).

Importante: Para ter acesso a tela de manutenção de declaração e necessário estar com o foco no grid de Declaração Escolar.



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Empréstimos:

Na tela de Ficha de Registro permite que o usuário cadastre os empréstimos e as parcelas feitas pelos funcionários. Todos os campos deverão ser preenchidos: o provento/desconto a ser descontado em folha de pagamento, o valor do empréstimo, o valor a ser cobrado, a quantidade de parcelas, e a data de início dos pagamentos das parcelas.



Para incluir um novo empréstimo

1. Clique na aba de Empréstimo da tela Ficha de Registro;
2. Clique em Inserir;
3. Informe os dados necessários;
4. Clique em Gravar

Observações:
- Não é necessário informar a sequência para o cadastro, pois ele é gerado automaticamente;
- Desconto do empréstimo, campo onde o usuário irá escolher o evento a ser lançado na movimentação mensal, para desconto das parcelas referente ao empréstimo na folha de pagamento do funcionário;
- Valor Empréstimo (R$), campo onde o usuário irá informar o valor a ser empréstado ao funcionário;
- Valor Cobrado (R$), campo onde o usuário irá informar o valor que o funcionário irá pagar para a empresa;
- Desconto dos Juros, este campo será habilitado para o usuário quando o valor cobrado for maior que o valor emprestado, onde indica que possui juros sobre o empréstimo, desta forma o usuário poderá escolher o evento a ser lançado na movimentação mensal, para desconto dos juros referente ao empréstimo na folha de pagamento do funcionário;
- O Valor das parcelas será calculado de acordo com o número de parcelas;
- A data fim será calculada a partir da data inicial somada ao número de parcelas.
- Serão mostradas ao usuário todas as parcelas do Empréstimo em vermelho que indica que as parcelas estão em aberto e em azul as parcelas que estão pagas.
- Só será possível alteração/exclusão de um empréstimo se para a data de início não tiver sido gerado cálculo de folha mensal (Salário Mensal),  se não tiver sido fechado o mês (Fechamento do Mês) ou se não possuir processo de pagamento gerado.
- Só será possível alteração/exclusão de parcelas de empréstimos se para o mês não tiver sido gerado cálculo da folha mensal (Salário Mensal) ou se não tiver sido fechado o mês (Fechamento do Mês).
- Não será possível inclusão de vários empréstimos com o mesmo código de desconto para o mesmo período, onde já existam parcelas geradas.
- O processo de pagamento do empréstimo será gerado pela tela de Geração Processo de Pagamento no módulo folha.


Para filtrar os registros de empréstimos

Selecione um Provento/Desconto e/ou Período Inicial;

Observações:
- Aparecerão apenas os Proventos/Descontos que já foram cadastrados para aquele funcionário, para se fazer o filtro.
- O período inicial é uma busca de período pelas datas iniciais dos empréstimos.


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Atestado de Saúde Ocupacional:

Na Ficha de Registro permite que o usuário cadastre os atestados de saúde ocupacional realizados pelos funcionários da empresa, onde informará o tipo do exame, data em que foi realizado, a data futura, de um novo exame para prevenção e a possibilidade de descrever o resultado do laudo médico.
Os exames médicos obrigatórios são: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.




Observações:
- Não é necessário informar a sequência para o cadastro, pois ele é gerado automaticamente.
- Será possível alterar ou excluir atestado de saúde ocupacional, se a data em que o exame foi realizado tiver fora do período de folha fechada (Fechamento do Mês ) e se o funcionário não tiver sido demitido.

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Histórico de Cargos:

No Histórico de Cargos, o usuário poderá acompanhar a lista de cargos que o funcionário já esteve exercendo, como também a data de vigência do determinado cargo.




Observações:
- Neste grid, está habilitado somente a exclusão de um determinado cargo de cada vez;
- Ao fazer a exclusão de um cargo no grid, a data de término do cargo anterior, se existir, será alterada;
- Se o cargo a ser excluído do grid for o vigente, o cargo definido no Cadastro do Funcionário, será alterado para o cargo anterior do grid, ficando sem a data de término, por ele passar a ser o cargo atual;
- O grid estando o apenas o cargo atual, este não poderá ser excluído;

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