Adiantamento Quinzenal

No UAU!, para o Módulo de Folha de Pagamento, a tela permite que o usuário gere adiantamento aos funcionários no mês de referência.


1. Execute o Módulo Folha
2. Clique no menu Cálculos
3. Clique no submenu Cálculo de Adiantamento Quinzenal

Campos da tela
Mensalistas/Pró-Labore/RPA
Horistas/Todos
Opções da tela


O Adiantamento Quinzenal pode ser calculado para:

Mensalistas, Pró-Labore  ou Horistas:

O Adiantamento é feito aos funcionários que recebe seu salário no mês de referência.

Campos da tela:

Empresa/Obra                  -  Empresa e Obra onde o funcionário esta lotado.
Tipo de Adiantamento          -  Tipos de Adiantamento: Mensalista/Pró-Labore/Horista
Calcula adiantamento para admitidos até o dia do mês de referência  - Indica até que dia do mês de admissão, deverá ser considerado para que os admitidos no mês de referência seja incluído no cálculo, caso o campo não for informado, o sistema não deverá considerar nenhum dos funcionários admitidos no mês de referência para cálculo.
Mês de referência
             -  Mês em que o adiantamento é cedido ao funcionário.
Data prevista para pagamento -  Data prevista para o pagamento do adiantamento quinzenal, as alíquotas de IRRF serão encontradas em função da data informada neste campo.
Funcionário                         -  Seleção de um ou mais funcionários para o qual será gerado o adiantamento. Se não houver seleção será calculado para todos os funcionários. 
Calcula IRRF                      -    Se estiver marcado a opção - "SIM", então incide imposto sobre o valor do adiantamento.
Inclui código de movimentação   -  Se estiver marcado a opção - "SIM", então informe o Provento/Desconto para gerar o adiantamento
Provento/Desconto              -  Provento ou Desconto do funcionário, o sistema irá mostrar somente os proventos ou descontos que tenham o parâmetro tipo de calculo igual a valor.  

Mensalistas/Pró-Labore/RPA :



voltar ao índice


        Horistas/Todos:
          Número de horas a pagar para horistas - O sistema deverá sugerir ao usuário o número de 110 horas a ser considerado para cálculo, podendo o usuário alterar de acordo com sua necessidade, exemplo (130 ou 130,5) onde informando a quantidade de horas com casas decimais, o valor das casas decimais será proporcional a 1(uma hora). Exemplo: 130,5 horas a R$ 10,00 a hora teremos: 130 horas + 50% de uma hora ficando o valor de R$ 1305,00 a ser pago ao funcionário. Se o funcionário possuir percentual de adiantamento na ficha de registro, então o sistema irá aplicar o percentual cadastrado sobre a quantidade total de horas do funcionário. Para admitidos no mês será pela quantidade de horas proporcional à quantidade de dias trabalhados. Se o campo percentual não estiver preenchido, o sistema utilizará o número de horas a pagar informado nesta tela.


voltar ao índice


Opções da tela:




Quando a opção Incluir código de movimentação estiver marcada como "SIM", o sistema habilita o controle de Provento / Desconto, permitindo ao usuário escolher o evento a ser utilizado para originar o adiantamento, o sistema irá gerar o adiantamento da seguinte forma:

O sistema irá verificar se existe algum percentual de adiantamento informado na ficha de registro do funcionário, existindo o percentual o sistema irá aplicar a formula abaixo para encontrar o valor do adiantamento, após este cálculo o sistema irá verificar se o evento informado no controle de Provento / Desconto existe na movimentação mensal do funcionário, existindo o evento o sistema irá incluir o evento com valor informado na movimentação como adiantamento.

Total do adiantamento = ((Salário + Adicional)*Percentual) + Valor do evento encontrado na movimentação mensal.

Sendo cálculo para funcionário horista, o sistema irá considerar a quantidade de horas informada na tela.

Total do adiantamento = (Qtde Horas * valor horas) + Valor do evento encontrado na movimentação mensal.


Caso o percentual do adiantamento seja zerado (mensalista/pro-labore/rpa), o sistema apenas calculará o adiantamento se selecionar algum evento no controle de Provento / Desconto. Para o horista, será calculado apenas o evento do Provento / Desconto se o número de horas a pagar esteja zerado. Para que o sistema considere o valor do evento lançado na movimentação mensal, o percentual e/ou quantidade horas devem estar zerados.

Observação sobre o evento 107: Quando existir percentual de adiantamento na ficha de registro e/ou quantidade horas a pagar para horista maior que zero, e o usuário lançar o evento 107 na movimentação mensal com algum valor, o sistema irá considerar somente valor sobre o percentual e/ou as horas informadas para o adiantamento.


voltar ao índice

Observações:
voltar ao índice