Geração do Balanço Patrimonial/DRE 

Para acessar basta clicar:

1 - Abra o Módulo Fiscal
2 - Menu geral, em Contabilidade;
3 - Submenu Balanço Patrimonial/DRE.



  Passos para configuração do Balanço Patrimonial:

Ano Fiscal e Grupo do Ativo e Passivo.
    O cadastro do balanço patrimonial/DRE é por máscara do plano de contas e ano fiscal. Para selecionar os Grupos Ativo e Passivo para montar o Balanço Patrimonial o número da máscara e o ano fiscal devem estar preenchidos.

    A configuração do balanço patrimonial pode ser de duas formas:
    Para isso basta marcar ou não a caixa de opção "Configurar contas manualmente".

    Obs.: Para marcar essa opção os Grupos do Ativo e Passivo devem estar preenchidos. Após marcar essa opção, os grupos do Ativo e Passivo não poderão ser mais alterados.

Opção Configurar contas manualmente.
    Com essa opção desmarcada o balanço patrimonial será montado com todas as contas sintéticas (Resumidas), dos grupos Ativo e Passivo, do plano de contas que tem saldo diferente de ZERO. Assim as opções de Inserir Quebras e Grupos estarão desabilitadas, assim como demonstrado na figura acima.

    Com essa opção marcada será possível montar Quebras e Grupos de contas, onde o balanço patrimonial será montado com o somatório das contas contidas nos agrupamentos existentes. Dessa forma não serão mostradas as contas no Balanço e sim as Quebras e Agrupamentos de contas.



O que é uma Quebra ?
    Uma quebra pode conter vários Grupos. As Quebras têm a finalidade de separar os Grupos na impressão do Balanço Patrimonial. Uma quebra só pode ser inserida dentro do Ativo ou Passivo. O Ativo e o Passivo são representados pela figura: .

O que é um Grupo  ?
    Um Grupo é um Agrupamento de Contas. Quando se tem várias contas para representar valores de uma mesma coisa no Balanço Patrimonial, podem-se criar Grupos onde serão inseridas as contas. Dessa forma, na impressão no relatório, só irá aparecer o somatório do Grupo, enxugando a quantidade de dados no relatório. Um Grupo pode ser inserido dentro do Ativo/Passivo ou de uma Quebra.

O que é Conta  ?
    A conta representa o valor dos lançamentos fiscais feitos para a mesma. Toda Conta tem que estar obrigatoriamente dentro de um Grupo.

Inserindo Quebra/Grupo.
    Para inserir uma Quebra deve ser selecionado primeiro onde ela será inserida, nesse caso, no Ativo ou Passivo. Assim feito selecione a opção Quebra, digite a descrição da Quebra e clique em gravar .

    Para inserir um Grupo deve ser selecionado primeiro onde ele será inserido, nesse caso, no Ativo ou Passivo ou numa Quebra. Assim feito selecione a opção Grupo, digite a descrição do Grupo e clique em gravar .

Editando Quebra/Grupo.
    Para editar Quebras e Grupos do Balanço Patrimonial basta clicar no botão: . Dessa forma será mostrada a seguinte tela.



    Nessa tela além de poder dar manutenção na descrição da Quebra/Grupo, poderá ser visualizado quando e quem inseriu/alterou a Quebra/Grupo.
    Essa tela também pode ser utilizada para ver quem e quando inseriu uma conta, mas sua descrição não poderá ser alterada.

    Opções da tela:

     - Salvar as alterações feitas em uma Quebra/Grupo.
     - Excluir uma Quebra/Grupo ou Conta. Ao excluir uma Quebra ou Grupo, tudo que estiver dentro da Quebra/Grupo será excluído.
     - Desfazer as alterações realizadas na Quebra/Grupo.
     - Sair da tela de manutenção.

Selecionando contas para o balanço patrimonial.

   
As contas serão selecionas a partir da tabela de Plano de Contas contida na tela de balanço patrimonial. Poderão ser selecionadas somente contas Sintéticas ou somente Analíticas.
    Ao arrastar uma conta para dentro do Ativo/Passivo ou Quebra, será criado seu grupo automaticamente, onde o grupo será a descrição da conta. Essa descrição poderá ser alterada posteriormente. A descrição da contas será sempre no número da conta concatenado com sua descrição e ela não poderá ser alterada. Arrastando uma conta para dentro de um Grupo será inserida somente a Conta.
    Também podem ser utilizados os botões  para Inserir e Remover contas no balanço patrimonial respectivamente.



    Da maneira demonstrada acima, será inserido o Grupo: PASSIVO e Conta: 2.1.5.01.00001 Societário - Adiantamento de clientes

    Dentro de um mesmo Grupo de Contas não podem conter contas de uma mesma hierarquia. Ex.: Não pode conter a conta 1.1 e 1.1.1 dentro de um mesmo Grupo. Já em grupos distintos isso pode ocorrer.

Obs.:
Quando a opção "Conta do Ativo" estiver selecionada só serão mostradas contas do Grupo Ativo e essas contas só podem ser inseridas no Ativo. E quando a opção "Conta do Passivo" estiver selecionada só serão mostradas contas do Grupo Passivo e essas contas só podem ser inseridas no Passivo.

Passos para configuração da DRE:



    OBS.: A "Opção de visualização DRE" define se as contas patrimoniais devem aparecer ou não na tabela "Plano de contas", ou seja, se ela estiver marcada, as contas do grupo e subgrupo do Ativo e do Passivo irão aparecer relacionadas.


Manutenção de opções da DRE.


    Clicando nesse botão será aberta a seguinte tela:


Código - Código do grupo da estrutura da DRE
Descrição do grupo da estrutura - Descrição livre do nome do agrupamento da estrutura
Tipo de cálculo - Podem ser de 3 tipos:
  1. (-) = Agrupamentos com características negativa, os valores das contas vinculadas a esse grupo serão negativos
  2. (+) = Agrupamentos com característica positiva, os valores das contas vinculadas a esse grupo serão positivos
  3. (=) = Agrupamentos totalizadores, não poderão ter contas vinculadas a eles.
Nesta tela é possível montar a estrutura da DRE, definindo a descrição dos grupos e o tipo de cálculo realizado por ele.

[Padrão] Essa opção irá criar uma estrutura padrão que permite ser alterada depois. A estrutura padrão é criada da seguinte forma
Código - Ordem - Descrição -                                      Tipo de cálculo
00 - 00 - Receita operacional bruta ...................................
01 - 01 - Deduções da receita operacional bruta ..................
02 - 02 - Receita operacional líquida ..................................
03 - 03 - Custo das mercadorias vendidas ..........................
04 - 04 - Lucro bruto .....................................................
05 - 05 - Despesas administrativas ...................................
06 - 06 - Outras receitas ................................................
07 - 07 - Resultado antes da provisão do imposto de renda ...
08 - 08 - Imposto de renda .............................................
09 - 09 - Resultado antes da provisão da contribuição social .
10 - 10 - Contribuição social ...........................................
11 - 11 - Lucro líquido do exercício ...................................


[Novo] Para criar novos grupos para a estrutura DRE

[Salvar] Para inserir um agrupamento da estrutura da DRE. Para alterar um agrupamento já existente, basta selecionar a linha desejada no grid [Estrutura da DRE - Demonstração do resultado do exercício], mudar a descrição em [Descrição do grupo de estrutura] e/ou o [Tipo de cálculo]  e salvar.

[Excluir] Para excluir um agrupamento. Nesse caso quando o agrupamento selecionado possuir contas vinculadas, não será possível excluir.

[Subir]  [Descer] Essas opções organizam os agrupamentos da estrutura definindo a ordem que o grupo irá ser impresso no relatório de [Demonstração de Resultado do Período] e também na construção do arquivo da Escrituração Digital - SPED Contábil quando marcada a opção [Gerar balanço patrimonial/DRE (Blocos J100 e J150)]

[Sair] Sair da tela de manutenção de opções da DRE


Editando Grupos
    O Grupo na DRE tem como objetivo agrupar contas Sintéticas ou Analíticas. Dessa forma a impressão da DRE demonstrará o somatório de todas as contas inseridas no Grupo, reduzindo a quantidade de registros no relatório.


    Nessa tela além de poder dar manutenção na descrição do Grupo, poderá ser visualizado quando e quem inseriu/alterou o Grupo.
    Essa tela também pode ser utilizada para ver quem e quando inseriu uma conta, mas sua descrição não poderá ser alterada.

    Opções da tela:

     - Salvar as alterações feitas em um agrupamento.
     - Excluir um Grupo ou Conta. Ao excluir um Grupo, todas as contas contidas no Grupo serão excluídas.
     - Desfazer as alterações realizadas no Grupo.
     - Sair da tela de manutenção.

Selecionando contas para a DRE
    As contas serão selecionas a partir da tabela de Plano de Contas contida na tela da DRE. Poderão ser selecionadas somente contas Sintéticas ou somente Analíticas.

    Ao arrastar uma conta para um determinado Grupo da DRE, será criado seu Grupo de Conta automaticamente, onde o Grupo da Conta será a descrição da Conta. Essa descrição poderá ser alterada posteriormente. A descrição da conta será sempre o número da conta concatenado com sua descrição e ela não poderá ser alterada. Arrastando uma conta para dentro de um Grupo será inserida somente a Conta.
    Também podem ser utilizados os botões  para Inserir e Remover contas no balanço patrimonial respectivamente.



    Da maneira demonstrada acima, será inserido a Conta: 4.1.1 Receita Bruta de Vendas.

    Dentro de um mesmo Grupo de Contas não podem conter contas de uma mesma hierarquia. Ex.: Não pode conter a conta 1.1 e 1.1.1 dentro de um mesmo Grupo. Já em grupos distintos isso pode ocorrer.

Ordenando os grupos da DRE [Subir] [Descer]

     Com essas opções é possível ordenar os grupos sem precisar exclui-los.
     Tomando como exemplo a imagem acima dos grupos ao selecionar o grupo [Receita Bruta de Vendas] e clicamos em [Descer] o grupo irá descer ficando abaixo do grupo [Vendas de Ativos Não Circulante] deixando os grupos na seguinte sequência:
    E essa sequência será respeitada na impressão do Relatório do Balanço Patrimonial/DRE

Imprimindo o Relatório do Balanço Patrimonial/DRE


Opções da tela:
 - Imprimir o relatório.
 - Sair da tela de configuração do relatório.

Dados para Impressão (Campos Obrigatórios):
    N° Folha: Número inicial da folha no relatório. As demais páginas serão numeradas a partir desse número.
    Ano Fiscal: Ano de impressão do Balanço Patrimonial/DRE.
    Período: Tipo do Fechamento que pode ser Trimestral, Anual ou Mensal.
    Máscara: Máscara de impressão do Balanço Patrimonial/DRE.
    Empresa: Empresa(s) que terão seus lançamentos fiscais impressos no relatório do Balanço Patrimonial/DRE.
                     Obs.: É possível selecionar mais de uma empresa, contudo, elas necessitam obrigatoriamente estarem vinculadas à uma mesma máscara no ano fiscal.
    Balanço em nome de: Em nome de qual empresa que o Balanço Patrimonial/DRE será impresso.
    Imprimir balanço: Valores de quais lançamentos serão impressos no relatório. É obrigatório selecionar pelo menos um tipo de lançamento para imprimir o relatório do Balanço Patrimonial/DRE.

Exportando o balanço/DRE de uma máscara para outra

Para exportar o balanço/DRE de uma máscara para outra, a máscara destino da exportação deve conter a mesma máscara (exemplo: @.@.@.@@@@) de plano de contas da máscara de origem.

Obs.: Só serão exportadas as contas do balanço/DRE (máscara origem) que existirem no plano de contas da máscara de destino. Será possível visualizar as contas não migradas no término da exportação, caso alguma conta não tenha sido exportada.


Opções da tela:

 - Exportar o balanço/DRE para máscara e ano selecionados.
 - Sair da tela de exportação do balanço/DRE.

Campos obrigatórios para exportação do balanço/DRE.
    Empresa destino:  Máscara destino que receberá os dados da exportação.
    Ano Fiscal: Ano fiscal da máscara destino que receberá os dados da exportação.


Recursos Gerais da Tela

 -
Limpar a tela para inserir novo registro.
 - Gravar o Balanço Patrimonial/DRE.
 - Excluir um Balanço Patrimonial/DRE já gravado.
 - Cancelar as alterações realizadas no Balanço Patrimonial/DRE.
 - Imprimir o Relatório de Balanço Patrimonial/DRE.
 - Atualizar as Quebras/Grupos do Balanço Patrimonial e atualizar Grupos de Contas da DRE.
- Inserir uma estrutura DRE padrão, caso não exista nenhuma.
 - Editar os Grupos da DRE.
 - Exportar um balanço/DRE de uma máscara para outra.