Conciliação bancária

 
    A Conciliação Bancária consiste em fazer comparações entre o extrato bancário e os lançamentos do sistema para visualizar as diferenças e fazer os lançamentos das movimentações que não passaram pelo sistema, tipo: CPMF, tarifas bancárias, juros bancários e outras, podendo também fazer lançamentos de outras Entradas e Saídas.

 
Extrato: Extratos das movimentações financeiras de entrada e saída da empresa.

 
Emissões: Processos de pagamento que já foram emitidos.

 Saldos: Saldos referentes a um ou vários bancos, escolhendo as respectivas contas.

 Controle: Entradas e as saídas de todas as contas bancárias

 Aplicação: Aplicações financeiras realizadas em um determinado banco e conta.

 Resumo: Resumo financeiro de todas as contas bancárias da empresa.

Auditoria: Extrato das auditorias realizadas através da leitura dos arquivos de extrato de conta corrente para conciliação bancária.

Opções:

 - Lançamento de extrato bancário;
 - Atualizar saldo bancário;
 - Inserir um novo lançamento de entrada;
 - Inserir um novo lançamento de saída;
 - Procurar o link (Entrada e Saída);
 - Criar ou excluir link (Entrada e Saída);
 - Totalizar contas;
 - Inserir uma nova aplicação financeira;
 - Fechamento de caixa;
 - Abrir um arquivo de retorno de extrato de conta corrente para conciliação bancária;
- Reprocessar um registro de auditoria.

Na tela de Conciliação Bancária o usuário poderá:
  1. Fazer lançamentos de Entradas e Saídas;
  2. Visualizar o Saldo de uma ou várias contas;
  3. Emitir um Extrato detalhado;
  4. Fazer a Totalização das contas;
  5. Fazer transferências de valores entre uma conta e outra;
  6. Lançar informações de Aplicações Financeiras;

Realizar conciliação bancária

1. Execute o Módulo Financeiro
2. Clique no menu Financeiro
3. Clique no submenu Conciliação Bancária
4. Selecione a visão desejada;

Extrato

    Nesta visão, serão exibidos os extratos das movimentações financeiras de entrada e saída da empresa. O extrato implica no status de conciliação do pagamento ou recebimento.



       

<<< Voltar

Emissões

    Nesta visão, serão exibidos todos os processos de pagamento que já foram emitidos para todos os bancos e contas.





<<< Voltar


Saldos

    Nesta visão, será exibido o saldo referente a um ou vários bancos, escolhendo as respectivas contas.
 


 

Visualizar saldo de um determinado banco e conta: 

Calculando o saldo: 


    Caso haja uma movimentação referente a um banco e conta, é necessário atualizar os mesmos, seguindo o procedimento abaixo:  
  1. Clique no Botão Saldo;
  2. Informe o banco e a conta;
  3. Clique em OK para calcular.

Observações:


<<< Voltar

Controle

    Nesta visão, serão exibidas as entradas e as saídas de todas as contas bancárias:

 

 

Observação:
  1. Não será possível excluir um lançamento de entrada que esteja vinculado a uma taxa de reserva.
  2. É possível realizar um lançamento de entrada ou saída para contas inativas. Esta permissão se deve ao fato de existir a possibilidade de haver alguma alteração na conta corrente mesmo após seu encerramento, como por exemplo o lançamento de uma taxa de encerramento.


<<< Voltar


Aplicação

    Nesta visão, serão exibidas todas as aplicações financeiras realizadas em um determinado banco e conta.



  • O usuário poderá ver o histórico contábil detalhado nas visões:
    • Cadastro de aplicação: A coluna de Histórico lanc. contábil encontra-se no grid de Lançamentos da aplicação.
    • Resgates das aplicações: A coluna de Histórico lanc. contábil encontra-se no grid de Aplicação (A Resgatar).

<<< Voltar


Resumo

    Nesta visão,  será exibido o Resumo Financeiro de todas as contas bancárias da empresa, informações tais como: Tipo de Conta, Entradas, Saídas, Saldo do Período, Saldo Anterior e o Saldo Atual.

 

 


<<< Voltar

Auditoria

    Nesta visão, serão exibidos os resultados das auditorias realizadas através da leitura dos arquivos de extrato de conta corrente para conciliação bancária da FEBRABAN 240.
    A auditoria de extrato consiste em comparar o somatório dos débitos e créditos, por dia, das contas encontradas no arquivo de retorno e compará-las com o somatório dos débitos e créditos encontrados para estas contas no UAU.
    Através do grid Auditoria de Extratos é possível visualizar o valor encontrado no arquivo de extrato e o valor do UAU. Caso exista alguma diferença no total dos créditos ou débitos, o valor em questão estará indicado na cor vermelha.
    Também é informado na visão de Auditoria o saldo inicial e o saldo final obtidos no arquivo de extrato, e o mesmo saldo inicial e saldo final encontrados no UAU. Caso exista alguma diferença entre os valores de saldo inicial e final, o valor em questão estará indicado na cor vermelha.

 

 

  • Para realizar uma auditoria de um arquivo de retorno, clique no botão Arquivo e selecione um arquivo de retorno válido. Os resultados da leitura do arquivo serão exibidos na mesma visão.
  • Caso alguma inconsistência ocorra durante o processo de leitura do arquivo, uma tela de log será aberta ao final da leitura, mostrando detalhadamente todas as inconsistências encontradas. Obs. O sistema reconhece o arquivo no padrão FEBRABAN. Para fazer download do layout clique aqui.
  • Selecionado um ou mais registros de auditoria no grid, o botão Reprocessar será habilitado. Ao mandar reprocessar os registros selecionados, uma nova auditoria será realizada utilizando os valores de lançamentos do arquivo de extrato das linhas selecionadas, gerando assim um novo registro com os valores atuais dos lançamentos no UAU. Para cada linha selecionada será gerada uma nova auditoria.
  • Ao clicar no botão Validar , é possível validar a coluna Validação lanç. das auditorias selecionadas. Validar uma auditoria significa atribuir uma justificativa para uma eventual divergência entre os créditos e débitos do UAU e os créditos e débitos identificados no extrato bancário. Só é possível realizar uma validação caso a opção "Buscar apenas a última auditoria" esteja selecionada e buscada as auditorias.



  • Para realizar uma validação, é obrigatória a seleção de uma categoria de movimentação financeira e a descrição de uma observação.
  • Detalhando o botão de auditoria, será exibida as seguintes opções:



  • Selecionando a opção "Recalcular o saldo", os saldos das contas auditadas terão seus valores atualizados.
  • Selecionando a opção "Buscar apenas a última auditoria", será exibido no grid apenas a última auditoria realizada para uma empresa, banco e conta na data auditada.
  • Selecionando a opção "Conciliar cheques retornados", será feita a conciliação de forma automática dos cheques contidos no arquivo de retorno e que sejam encontrados no UAU.
  • Selecionando a opção "Conciliar tarifas bancárias", para cada tarifa bancária identificada no arquivo de retorno, será realizado o lançamento de um controle financeiro de saída com as informações obtidas do arquivo de retorno. As informações "Cap" e "Categoria de controle financeiro" serão preenchidas de acordo com as configurações selecionadas para a empresa na tela configurações gerais da empresa. Para a informação da "Obra" do controle financeiro, será utilizada a obra vinculada à conta da tarifa bancária identificada no arquivo de retorno. Esta configuração da "Obra" do controle financeiro é obtida na tela de cadastro da obra. Caso a conta esteja vinculada a mais de uma obra na mesma empresa, será questionada ao usuário qual a obra correta para o lançamento da tarifa. Caso selecione a obra correta, a tarifa será conciliada com obra selecionada. Caso não selecione a obra correta, a tarifa bancária não será selecionada. Caso a conta do arquivo de retorno não esteja cadastrada como conta de conciliação de tarifa bancária em nenhuma conta, será realizada a conciliação, mas sem preencher a informação da obra.
  • Ao ler o arquivo de retorno, caso seja encontrado uma conta de um determinado banco cadastrada para duas ou mais empresas, será exibido um pop-up para que seja selecionada a qual empresa a conta auditada pertence. 



  • Ao ler o mesmo arquivo, caso não seja encontrada a conta de um determinado banco cadastrada em nenhuma empresa, será aberto o mesmo pop-up exibindo para seleção todas as contas cadastradas em todas as empresas para o banco em questão.



  • Ao detalhar as colunas de valores de créditos ou débitos do UAU!, serão exibidos de forma analítica todos os créditos ou débitos da data auditada para a empresa, banco e conta, que compõem o valor total informado no grid. Ao detalhar estas colunas, serão mostrados os valores atuais, e não valores históricos. Com isso, ao realizar o detalhamento pode ocorrer da somatória dos valores não bater com o valor da célula detalhada.
  • Ao ler um arquivo de retorno e identificar um lançamento retroativo (data de lançamento do registro é superior a um dia à data de geração do extrato, por exemplo, Data de lançamento igual à 01/01/2012 e data de geração do arquivo igual à 03/01/2012, os valores da última auditoria realizada para a mesma empresa, banco, conta e data terão seus valores atualizados com os créditos ou débitos identificados como lançamentos retroativos.

Colunas do grid "Auditoria de extratos":

  • Validação lanç.: Indica se há alguma divergência entre os valores de créditos OU débitos obtidos no UAU em comparação com os valores de créditos OU débitos obtidos no arquivo de retorno.
  • Validação concil.: Indica se há alguma divergência entre os valores do saldo inicial OU saldo final obtidos no UAU em comparação com os valores do saldo inicial OU saldo final obtidos no arquivo de retorno.
  • Controle financeiro: Indica se todos os controles financeiros possuem link para outro controle financeiro com mesma conta, empresa, banco, valor e ação contrária. Caso possuam, será marcado com o ícone , caso não esteja será marcado com o ícone . Caso não exista controles financeiros para a conta, empresa e banco, não será mostrada qualquer validação para a auditoria.
  • Movimentação do período UAU: Saldo ini. UAU + Saldo final UAU
  • Movimentação do período extrato: Saldo ini. extrato + Saldo final extrato.
  • Diferença saldo ini.: Saldo ini. UAU - Saldo ini extrato.
  • Diferença crédito: Crédito UAU - Crédito extrato.
  • Diferença débito: Débito UAU - Débito extrato.
  • Diferença saldo final: Saldo final Uau - Saldo final extrato.
  • Diferença de movimentação do período: Movimentação do período UAU - Movimentação do período extrato.

Classificação dos lançamentos no UAU:


Extratos
Créditos de depósito do tipo E
Crédito eletrônico
Créditos de depósito do tipo diferente de E Outros créditos
Créditos taxa Outros créditos
Crédito Cogar Outros créditos
Débitos de cheques compensados Outros débitos
Débitos taxa Outros débitos
Débitos Cogar Outros débitos
Débito em conta corrente Débito eletrônico
Débito eletrônico Débito eletrônico
Controles financeiros
Controles financeiros de entrada Outros créditos
Controles financeiros de saída Outros débitos
Transferências bancárias
Lançamentos de créditos Crédito eletrônico
Lançamentos de débitos Débitos eletrônicos
Cheques
Cheque devolvido em depósito conciliado Outros débitos


Classificação dos lançamento do arquivo de extrato:


Código Lançamento Classificação
101 Cheques Outros débitos
103 Estornos Outros débitos
104 Lançamento Avisado Outros débitos
105 Tarifas Outros débitos
106 Aplicação Outros débitos
107 Empréstimo / Financiamento Outros débitos
108 Câmbio Outros débitos
109 CPMF Outros débitos
110 IOF Outros débitos
111 Imposto de Renda Outros débitos
112 Pagamento Fornecedores Débito eletrônico
113 Pagamentos Salário Outros débitos
114 Saque Eletrônico Outros débitos
115 Ações Outros débitos
117 Transferência entre Contas Outros débitos
118 Devolução da Compensação Débito eletrônico
119 Devolução de Cheque Depositado Outros débitos
120 Transferência Interbancária (DOC, TED) Outros débitos
121 Antecipação a Fornecedores Débito eletrônico
122 OC / AEROPS Débito eletrônico
201 Depósitos Outros créditos
202 Líquido de Cobrança Créditos eletrônicos
203 Devolução de Cheques Outros créditos
204 Estornos Outros créditos
205 Lançamento Avisado Outros créditos
206 Resgate de Aplicação Outros créditos
207 Empréstimo / Financiamento Outros créditos
208 Câmbio Outros créditos
209 Transferência Interbancária (DOC, TED) Créditos eletrônicos
210 Ações Outros créditos
211 Dividendos Outros créditos
212 Seguro Outros créditos
213 Transferência entre Contas Créditos eletrônicos
214 Depósitos Especiais Outros créditos
215 Devolução da Compensação Outros créditos
216 OCT Outros créditos
217 Pagamentos Fornecedores Créditos eletrônicos
218 Pagamentos Diversos Outros créditos
219 Pagamentos Salários Créditos eletrônicos


Observação:
  • É possível realizar diversas auditorias para um mesmo arquivo de retorno. A cada auditoria, novos resultados referentes à leitura do arquivo de extrato são gravados e exibidos no grid Auditoria de Extrato.

<<< Voltar

Totalizando uma conta

    O usuário poderá totalizar as contas de acordo com as Categorias de Controle Financeiro que são definidas no lançamento de uma Entrada ou Saída.

    Para Totalizar uma conta siga os procedimentos abaixo:




  1. Clique na visão Controle;
  2. Selecione a(s) conta(s) que deseja totalizar;
  3. Clique no botão ;
  4. Na janela Totalização das Contas tem a opção de período onde o usuário poderá informá-lo se desejar visualizar um período específico;
  5. Na parte inferior da janela é informado o resumo geral da totalização contendo os totais de Entrada, Saída;

<<< Voltar